Windows 10 mostra indícios de redesign com novos ícones de sistema

A atualização do Windows 10 com novidades visuais é chamada Sun Valley e deve chegar aos usuários na segunda metade de 2021

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Novos ícones para a build 21327 do Windows 10 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Novos ícones para a build 21327 do Windows 10 (Imagem: divulgação/Microsoft)

A Microsoft começou a liberar uma build de testes do Windows 10 (21327), com mudanças visuais em ícones do próprio sistema operacional – a maioria deles ficou mais arredondada. A novidade também remove partes da interface para deixar o visual do software mais limpo e minimalista.

Não é de hoje que a Microsoft vem mudando alguns aspectos visuais do Windows 10 que roda nos PCs de seus usuários. Uma das alterações mais recentes ocorreu no ano passado com a adoção do colorido Fluent Design, presente desde os programas do Office e em partes do menu Iniciar, Explorador de Arquivos, OneDrive, Calendário, Calculadora e outros apps próprios.

Agora, uma versão de testes do Windows 10 liberada para o programa Insiders, responsável por testes do sistema operacional, apresentou outros novos ícones para mais partes do software e principalmente dentro do menu moderno de configurações. No geral o novo visual adota representações com mais cantos arredondados e menor quantidade de detalhes, tornando a experiência ainda mais minimalista.

Ícones mais redondos no Windows 10 21327 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Ícones mais redondos no Windows 10 21327 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Alguns exemplos podem ser notados na imagem acima, como é o caso do ícone para configurações chamado Sistema (System) que não tem mais uma tela com ângulos retos, além de não encostar mais no que seria o teclado do notebook representado. Outro é o Dispositivos (Devices), agora com menor quantidade de teclas no teclado. Enquanto algumas mudanças são pontuais, uma é bastante generosa e ela está no Facilidade de Acesso (Ease of Access), que muda de dois terços de um círculo pontilhado para a representação de uma pessoa com braços abertos.

Mesmo com mudanças dentro do menu Configurações, a versão de testes para o Windows 10 ainda não abriu mão do antigo Painel de Controle – ao menos não por enquanto.

Windows 10 Sun Valley promete ainda mais mudanças

As builds liberadas pela Microsoft vão demonstrando alterações propostas pela empresa para renovar o Windows 10 de forma mais profunda. O grande update para o sistema operacional e que é chamado de Sun Valley (21H2), já circula com propostas de entregar este visual sem ângulos retos para toda a interface do menu Iniciar – que pode até ficar destacado da barra de tarefas.

Provável menu Iniciar do Windows 10 21H1 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Provável menu Iniciar do Windows 10 21H1 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Também são esperados cantos curvados dentro de outras áreas do sistema operacional, como no menu de contexto que aparece quando o usuário utiliza o botão direito do mouse – ou toque com dois dedos no trackpad. Botões e caixas de texto também estão dentro do pacote de renovação visual da gigante do software.

A ideia não é de chegar ao ponto das curvas generosas e coloridas apresentadas junto do Windows XP, mas sim um meio do caminho para o amor por 90 graus da Microsoft desde o lançamento do Windows 8.

Tudo isso deve chegar aos usuários a partir do Windows 10 21H2 Sun Valley, provavelmente liberada no começo a aparecer nos PCs de todos os usuários a partir do segundo semestre deste ano.

Com informações: Microsoft e Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados