Criador de deepfakes de Tom Cruise no TikTok conta como criou vídeos

Especialista em efeitos visuais levou mais de dois meses para criar quatro deepfakes curtos de Tom Cruise

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 8 meses
Exemplo de deepfake criada com imagem do ator Tom Cruise (imagem: YouTube/Miles Fisher)
Miles Fisher imitou Tom Cruise para deepfakes (Imagem: Reprodução/YouTube)

Para enganar ou divertir, a criação de deepfakes não é uma prática nova. Nos últimos anos, vídeos ficaram conhecidos após usar imagens de pessoas como Mark Zuckerberg e Barack Obama. Mais recentemente, um editor ficou famoso ao publicar vídeos que usam a imagem de Tom Cruise. Ele conta que o material exige mais trabalho do que muitos imaginam.

https://www.youtube.com/watch?v=wq-kmFCrF5Q

Os deepfakes de Tom Cruise foram criados pelo especialista em efeitos visuais, Chris Ume. Ele conta que o objetivo era fazer as pessoas rirem com vídeos no TikTok por meio do perfil @deeptomcruise. O editor publicou quatro vídeos com a ajuda do ator Miles Fisher, que gravou as cenas imitando a voz e a postura de Cruise.

O editor contou que os vídeos levaram bastante tempo até ficarem prontos. Por dois meses, ele usou imagens de Tom Cruise para treinar o modelo de inteligência artificial DeepFaceLab. Depois, ele levou mais alguns dias para processar cada vídeo e realizar, frame por frame, os ajustes necessários para o deepfake parecer mais real.

Na entrevista, Ume destacou que a produção dos vídeos também dependeu de Fisher, um ator capaz de imitar Tom Cruise. “Nós dois somos como uma equipe profissional. Não é como se você estivesse sentado em casa e pudesse apenas clicar em um botão e criar a mesma coisa que criamos”, afirmou o editor ao CNET.

Deepfakes se tornarão mais reais

Apesar de serem muito realistas, os deepfakes ainda dão algumas pistas de que não são autênticos. Para o editor, a inteligência artificial vai evoluir para permitir vídeos melhores, mas as pessoas ainda saberão o que é verdadeiro. “É como o Photoshop há 20 anos. As pessoas não sabiam o que era edição de fotos e agora sabem sobre essas falsificações”, opina, em entrevista ao The Verge.

Os deepfakes de Tom Cruise foram retirados do TikTok depois de alguns dias após o editor entender que eles já haviam cumprido seu objetivo. No entanto, o material voltou ao ar para garantir que os usuários tivessem acesso à versão original. O TikTok afirma que os vídeos são permitidos pela sua política de paródias e vídeos humorísticos.

Receba mais sobre Tom Cruise na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados