Início » Aplicativos e Software » Instagram prepara clone do Clubhouse e criptografia de ponta a ponta

Instagram prepara clone do Clubhouse e criptografia de ponta a ponta

Com sucesso do Clubhouse, Instagram trabalha em recurso que permite criar salas de bate-papo em áudio

Victor Hugo SilvaPor

Depois do Twitter iniciar os testes do Spaces, outra rede social trabalha em sua versão do Clubhouse. O Instagram planeja oferecer salas de bate-papo de áudio, em que anfitriões das conversas podem gerenciar o momento de cada participante falar. A plataforma trabalha ainda para liberar conversas com criptografia de ponta a ponta.

Instagram (Imagem: Pixabay / Pexels)

Instagram (Imagem: Pixabay / Pexels)

Instagram testa clone do Clubhouse

Os rumores sobre a cópia do Instagram para o Clubhouse apareceram novamente após o desenvolvedor Alessandro Paluzzi compartilhar imagens do novo recurso. Segundo ele, as salas de bate-papo em voz da rede social serão criadas por meio da página do Direct.

O Instagram deve liberar um botão de microfone ao lado do botão de câmera, usado para criar salas de bate-papo em vídeo. As imagens não mostram o recurso em funcionamento, mas, aparentemente, ele ainda mostrará uma tela para usuários escolherem os demais participantes e, então, iniciar a conversa.

Clone do Instagram para o Clubhouse deve aparecer no Direct (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Clone do Instagram para o Clubhouse deve aparecer no Direct (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Instagram deve criar recurso parecido com o Clubhouse (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Instagram deve criar recurso parecido com o Clubhouse (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

A rede social sinalizou há alguns dias que planeja permitir conversas somente em áudio. Ao anunciar as lives com até quatro participantes, a plataforma indicou que estava “explorando ferramentas mais interativas, como a oferta de controles de moderador e recursos de áudio, que estarão disponíveis nas próximas semanas”.

Com as salas de bate-papo em áudio, o Instagram pode se tornar o principal beneficiado da tendência observada nos últimos meses. Isso porque o Clubhouse ainda é bastante restrito: está disponível apenas no iOS e para usuários que receberem convite.

Instagram prepara criptografia de ponta a ponta

Ainda de acordo com Paluzzi, a rede social trabalha para liberar conversas com criptografia de ponta a ponta. A plataforma deverá informar sobre a nova camada de segurança ao abrir uma nova conversa no Direct. A tela usada para escolher os contatos mostrará o ícone de um cadeado, para indicar que as mensagens estarão mais seguras.

A camada de segurança fará o Instagram adotar o padrão do WhatsApp e deve permitir que os serviços avancem no plano de integrar as mensagens. Como anunciado em 2019 por Mark Zuckerberg, o Facebook vai permitir que usuários conversem mesmo com usuários que estão em outro serviço. A integração começou em setembro entre Instagram e Messenger, e, agora, deve ganhar uma nova etapa.

Instagram trabalha em criptografia de ponta a ponta (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Instagram trabalha em criptografia de ponta a ponta (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Com informações: XDA Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tec_comentarista (@tec_comentarista)

Em breve vai chegar no WhatsApp também kkkkk

Gustavo Guerra (@GustavoGuerra)

Faltam 45 minutos pro Clubhouse se juntar ao Snapchat depois que o Facebook implementar sua principal função na sua tríade de apps (Instagram, WhatsApp, Messenger).

E teve gente que comprou iPhone e pagou por convite para participar dessa rede social “exclusiva”.

Como eu disse nesse outro tópico, essa rede social não tem futuro caso não consiga se sustentar financeiramente. Ou procura fechar no azul ou vai se vender pra alguma gigante.

Alex (@wuhkuh)

Se for verdade, o Clubhouse já nasceu morto, foi querer se segurar no iOS e com convite, deveria ter aprendido como Snapchat que quem faz carreira de app é o Android!