Um dos recursos mais inovadores do Gmail – que particularmente me fez adotar o serviço logo de cara – é a visualização de mensagens em modo de conversa. É aquilo que você já sabe: depois de mandar uma mensagem, todas as respostas para essa mensagem são agrupadas em uma única entrada do serviço de e-mail, facilitando muito o acompanhamento de conversações.

Aliás, é algo tão bacana que recentemente foi copiado pela Apple na exibição de conversas no iPhone OS (iOS) e pela Microsoft, que decidiu adotar modo de visualização similar no Outlook, o aplicativo profissional para manutenção de e-mails, contatos e tarefas.

Mas e se um usuário acaba de chegar de um provedor de acesso cujo e-mail era pago, sem essas regalias, e quer continuar com a visualização de e-mails à moda antiga? Embora esse cenário seja improvável, ainda é possível. E eu tenho como te ajudar.

Tutorial

Primeiro é preciso entender como as conversas do Gmail funcionam. Para isso, dê uma olhada na captura de tela abaixo.

Com as conversas agrupadas do Gmail

Ela teve os destinatários, assuntos e prévias do texto omitidos, mas ainda assim é possível perceber que o segundo e-mail – por exemplo – são, na verdade, 22 mensagens agrupadas, pois uma é a resposta para a outra. A terceira entrada funciona da mesma forma, porém com menos conversas: apenas 4. Ao clicar em qualquer um desses e-mails com um número entre parênteses, o usuário visualiza todas as mensagens trocadas. Fácil de usar, hein?

Para desativar as conversas agrupadas basta ir em Configurações, no topo direito do Gmail, e depois procurar pela área Visualização de conversa.

Configurações do Gmail

Marque a opção Exibição de conversa desativada. Em seguida, role a página até encontrar o botão Salvar alterações, no qual você deve clicar.

Basicamente é isso. A partir de agora o serviço de e-mail do Google não vai mais exibir as mensagens como se elas fossem conversas, como acontecia na época do iG Mail com 2 MB de espaço para armazenamento. Você vai ver todas as mensagens na ordem em que chegaram, sem saber exatamente a que assunto elas estão relacionadas. Para isso, será preciso torcer para que a pessoa que respondeu tenha incluído a mensagem original ao fim do e-mail (o que o Gmail normalmente suprime, diga-se de passagem).

Sem as conversas agrupadas do Gmail

A opção está aí. Resta saber se alguém vai usar. :B

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Isaac Jamil
Como eu desativo isso no Android?
@
Cara. eu vivo no mundo real. uso o gmail (e outros) para negócios. a tal de conversa só atrapalha. quando estou encaminhando uma exportação e enviando arquivos p vários destinatários, a coisa vira um carnaval nas respostas !! vai encontrar um arquivo recebido no meio duma barafunda .. qual é meu.. mundo real e não abobrinhas..
John Martin
A visualização de conversas do Gmail é fantástica! Até comecar a usar o Gmail era tudo o que eu procurava e não achava, facilita mto a vida!
Augusto
Pois é Gente eu detestei isso, pois o mail da apple fica tudo sem o formato de html ou seja no thunderbird eu consigo enviar uma mensagem em formato html legal ou seja crio uma carta de apresentação e consigo encaminhá-la sem cortá-la toda como acontece no mail da apple por causa desse item de agrupar em mensagens, só queria saber como desativar isso no mail do mac, sei que ao desmarcar na visualização organizar a conversa, acredito que isso desativa, mas quando envio o email que criei em html o mesmo sai como se fosse cortado em mensagens detesto isso. Alguém sabe como desativar tudo mesmo. Se eu conseguir isso eu volto para o Mail senão continuo no Thunderbird que pra mim é excelente a versão 13 e consigo trabalhar melhor as tabelas em html. Queria muito mesmo migrar para o mail da apple mas desse jeito prefiro mesmo o thunderbird pois só assim consigo encaminhar cartas de apresentação com o meu currículo e o formato não destroi todo.
André
Muito legal a dica!!! Esse recurso de conversa é interessante, mas as vezes ocasiona alguns problemas. Por exemplo, tive dois pedidos para adicionar pessoas na mesma rede social, porém somente o nome de uma foi mostrada, a outra foi ocultada pelo fato de ter o mesmo email emissor. Penso que os recursos devam existir pois a forma de usar é bem variada, mas devem sempre vir com a opção de usar ou não, e não serem impostos como algumas vezes o são. Obrigado. André
@JaqueQue07
Gente!!! Ainda bem que agora podemos optar... Imaginem só, no meu serviço usa-se o G-mail com padrão e foi necessário abrir uma conta comum para todos os nutricionistas do município (cerca de 30 pessoas, por enquanto), mas cada um vem de um serviço de e-mail diferente. Até agora tem gente que que não entende que sua mensagem foi "engolida" pelo resposta do outro. Então eu tenho que explicar milhares de vezes a mesma coisa. Eu particularmente, sempre me encomodei com as conversas agrupadas, tanto é que só uso G-mail para assuntos do serviço. Tentei o gmailgroups, aí que o pessoal se confundiu ainda mais. Difícil ser uma das únicas nutris que entende um pouco de informática e não só de alimentação.... rsrs. Valeu TB!!!!!!!!!
Rafael
Não gosto da visualização por conversas parece que embola muito então prefiro o outro jeito, é / era mais um dos motivos pelo qual eu não uso GMail.
Rafael
Engraçado pra mim com conversas ativadas é que fica bagunçado
Cassio Diego
Esse recurso pra mim ta na lista de um dos melhores que o Gmail possui, então pra mim não vejo a necessidade de desativar. Mas a dica esta ai pra quem não gosta de ver as mensagens agrupadas. :D
Marcos
Sinceramente eu nunca gostei desse agrupamento por assunto. Muitas vezes a pessoa muda o assunto do e-mail e fica fora desse agrupamento. Outra coisa, se você tem diversos e-mails parecidos ele agrupa todos, mesmo que não tenham nenhuma relação entre eles. Por exemplo, eu recebo e respondo e-mails com o título "Dúvidas ou Sugestões", o Gmail agrupa tudo sendo que não tem nada a ver entre eles. Quando preciso procurar um e-mail uso as ferramentas de busca que tem no Gmail ou no Thunderbird e funcionam muito bem. Gostei do post, vou desativar imediatamente. (mesmo que raramente utilizo o webmail do Gmail.)
Hernani
Já conhecia, mais ainda sim é de grande ajuda para muitos. ^^
Breno Luiz
Somos 3, ainda não vi muita utilidade para ela, apesar de ser uma boa sacada...
kylefurtado
Somos dois, não vejo muita utilidade naquilo, ninguém melhor do que você mesmo pra dizer o que é importante ou não.
Thássius Veloso
Se eu te contar que desativei a Caixa de Prioridade, você acredita? Por enquanto - e para mim - o ideal é processar os e-mails manualmente.
Bruno Gall
Outra coisa que ajuda isso é a caixa de prioridade
Exibir mais comentários