Instagram Lite chega a 170 países e vem sem anúncios (por enquanto)

Instagram Lite consegue ocupar cerca de 93% menos espaço no celular e ainda assim entrega fotos, vídeos, IGTV, DMs e Stories

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)
Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (10) a chegada do Instagram Lite para mais de 170 países ao redor do mundo. O aplicativo é exclusivo para usuários do Android e entrega grande parte dos recursos da versão completa da rede social, só que ocupando apenas 2 MB no celular onde está instalado.

O Instagram Lite não é uma novidade para o mundo Android, já que ele deu as caras pela primeira vez em 2018 para usuários do México. Com foco nos países em desenvolvimento, esta versão da rede social que pertence ao Facebook promete tomar muito menos espaço dentro do aparelho, consumir menos internet e menos recursos do hardware, e ainda assim entregar grande parte da experiência completa do app convencional.

Apenas por comparação, enquanto o aplicativo tradicional do Instagram ocupa cerca de 30 MB, a versão Lite não passa de 2 MB. A equipe de desenvolvimento conseguiu reduzir o tamanho do download em mais de 93% ao se inspirar no mesmo trabalho que foi feito no Facebook e Messenger Lite, também disponíveis para Android.

Dentro do Instagram Lite, o usuário consegue tirar fotos e gravar vídeos, que podem ser editados e publicados tanto em nos Stories, dentro do feed e até mesmo no IGTV, ele também pode receber e enviar mensagens diretas. A matemática para reduzir o peso inclui a ausência dos Reels (é possível assistir, mas não criar) e também da publicidade, ao menos por enquanto. O modo escuro também não pode ser habilitado neste momento.

Interface dos botões muda no Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)

Interface dos botões muda no Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)

Uma mudança curiosa nesta versão é a barra inferior, que deixa de ter o botão para os Reels e retorna para seu local o que acessa a área de postagens, seja para vídeos ou fotos. A interface para a lista de likes também retorna para este local, eliminando a Loja.

O Instagram Lite já foi ainda menor

Quando a primeira versão do Instagram Lite apareceu, ele pesava bem menos que o aplicativo lançado agora. Em 2018 o time de desenvolvimento conseguiu compactar os quase 32 MB da versão completa para apenas 573 KB, já que a interface era basicamente a mesma da versão web.

O emagrecimento foi resultado de limitações ainda maiores, como a impossibilidade de gravar vídeos e conversar com outras pessoas por mensagens diretas. Agora, com a interface do aplicativo e não da página móvel, junto de mais ferramentas do Instagram tradicional, o tamanho final quase triplicou, mas ainda assim encaixa no objetivo de ser compatível com smartphones mais simples.

O Instagram Lite começa a ser liberado a partir desta semana, mas este processo pode levar algum tempo para tornar o app disponível para todos. Você pode procurar por “Instagram Lite” na Play Store, ou clicar aqui para baixar direto da loja oficial de apps para o Android.

Com informações: Facebook.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados