Início » Aplicativos e Software » Google Chat é liberado a todos em prévia para substituir Hangouts

Google Chat é liberado a todos em prévia para substituir Hangouts

Acesso à versão gratuita do Google Chat foi ampliado na versão web e em aplicativos para Android e iOS

Victor Hugo SilvaPor

O Google Chat começou a liberar a prévia para sua versão gratuita no fim de fevereiro e, agora, permitiu o acesso para um grupo maior de usuários. O serviço, que vai substituir o Hangouts, estava restrito ao Workspace (antigo G Suite). Com a mudança, qualquer usuário poderá acessá-lo pela versão web e por aplicativos para Android e iOS.

Google Chat no navegador (Imagem: Reprodução)

Google Chat no navegador (Imagem: Reprodução)

Para oferecer o acesso a contas gratuitas, o Google Chat recebeu mudanças na interface. A página tem ajustes na barra de busca e no status de disponibilidade (Ativo, Não Perturbe e Ausente). O serviço também facilitou conversas com várias pessoas ao mesmo tempo pelas janelas na parte inferior da tela, como acontecia no Hangouts.

Com a atualização, o serviço seguiu o padrão do Gmail. Aliás, ao acessar chat.google.com, o usuário é encaminhado para uma URL relacionada ao serviço de e-mail do Google. Aparentemente, a ideia da empresa é fazer com que os recursos do Chat ocupem o espaço hoje voltado ao Hangouts.

Google Chat gratuito libera versão prévia

Quem acessa o Google Chat gratuito pela primeira vez, recebe o aviso de que conseguiu o “acesso antecipado”. O serviço indica que, devido a “novos recursos e experiências que não estão disponíveis no Hangouts”, os usuários podem encontrar “bugs e outros problemas”. A prévia do aplicativo apresentou um aviso parecido.

Ainda assim, já é possível enviar mensagens pela plataforma. Ela recupera chats individuais, grupos e contatos do Hangouts. Além disso, é possível enviar arquivos armazenados no dispositivo e no Google Drive. O serviço também exibe um atalho para iniciar uma chamada de vídeo, mas ele envia apenas um link do Google Meet.

Por enquanto, mensagens enviadas pelo Chat podem ser acessadas no Hangouts, e vice-versa. Como a versão gratuita do novo serviço ainda está em fase prévia, o Google deve manter as duas opções por um tempo. A empresa não revelou quando o Hangouts será totalmente descontinuado, mas indicou a transição para o Chat será concluída ainda neste primeiro semestre.

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando