Início » Jogos » Como jogar Final Fantasy 15 Royal Edition [Guia para iniciantes]

Como jogar Final Fantasy 15 Royal Edition [Guia para iniciantes]

Confira nosso guia e aprenda como jogar Final Fantasy 15 Royal Edition, a versão quase completa do 15º capítulo da série de JRPGs

Ronaldo GogoniPor

Final Fantasy 15 Royal Edition é o mais recente jogo da série principal integrante da famosa franquia de JRPGs, e faz parte da PS Plus Collection. A jornada de Noctis e seus amigos para recuperar seu reino é cheia de desafios, momentos marcantes e batalhas épicas. Confira em nosso guia como jogar Final Fantasy 15 Royal Edition.

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

O que é Final Fantasy 15 Royal Edition?

É a versão quase completa de Final Fantasy 15, o décimo quinto capítulo principal da famosa franquia de JRPGs da Square Enix. Este é o nome usado para se referir às versões de PS4 e Xbox One, de modo a se diferenciar da original, lançada em 2016.

A trama do jogo é centrada em Noctis Lucis Caelum, príncipe herdeiro do reino de Lucis, que inicia uma viagem com seus companheiros de modo a formalizar sua união com Lunafreya de Tenebrae, oráculo de uma província vizinha. Tão logo eles deixam a capital, o império de Nilfheim quebra os acordos de paz e invade Lucis, resultando na queda no reino.

Noctis, agora um fugitivo, deve lutar para recuperar seu reino com a ajuda de seus amigos, e para isso ele deve recuperar o poder dos antigos que só ele, como herdeiro do trono, pode usar.

Qual a diferença entre a versão original e a Royal Edition?

O pacote Royal Edition contém praticamente todos os DLCs lançados para o Final Fantasy 15 original, incluindo as histórias paralelas estreladas por Gladiolus, Prompto e Ignis, além do modo multiplayer Comrades, que conta com novos conteúdos, como veículos e chefes. No entanto, ele não traz o DLC Episódio do Ardyn, que foi lançado depois da compilação.

Na versão para Windows, o jogo se chama Final Fantasy 15 Windows Edition, mas traz exatamente os mesmos conteúdos da Royal Edition, e também não conta com o Episódio do Ardyn. Tanto nos consoles quanto no PC, este DLC só pode ser adquirido à parte.

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Em que plataformas está disponível?

Final Fantasy 15 Royal Edition foi lançado para Xbox One e PS4, e roda também via retrocompatibilidade no Xbox Series X|S e PS5, onde ele faz parte do catálogo da PS Plus Collection.

Já a versão Final Fantasy 15 Windows Edition é exclusiva para PC, que traz melhorias gráficas inclusive para rodar em 4K e HDR, embora exija especificações bem altas para isso.

Quais os requisitos para jogar no PC?

ComponenteConfigurações mínimasConfigurações recomendadasConfigurações para 4K e HDR
ProcessadorIntel Core i5-2500 ou ou AMD FX-6100Intel Core i7-3770 ou AMD FX-8350Intel Core i7-7700 ou AMD Ryzen 5 1600X
Memória RAM8 GB16 GB16 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 760, GTX 1050, ou AMD Radeon R9 280Nvidia GeForce GTX 1060 de 6 GB ou Radeon RX 480Nvidia GeForce 1080 Ti (AMD não recomendado)
Espaço em disco100 GB100 GBAcima de 155 GB (requer pack de resolução 4K)
Sistema operacionalWindows 7 SP1, Windows 8.1 ou Windows 10 de 64 bitsWindows 7 SP1, Windows 8.1 ou Windows 10 de 64 bitsWindows 10 Fall Creators Update de 64 bits

Para jogar em 4K no PC, recomenda-se o uso de um display 2160p (monitor ou TV) com suporte a HDR10 e som Dolby Atmos.

1. Use o truque da “corrida infinita”

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

No jogo, Noctis possui uma barra de stamina que se esvazia conforme você realiza proezas físicas, incluindo correr. Uma vez gasta, você levará tempo para se recuperar, mas há uma forma de correr sem se cansar.

Para isso, primeiro ligue a exibição da barra nas opções. A seguir, segure o botão de corrida até praticamente a barra esvaziar, solte o botão e imediatamente segure de novo. Se você acertar  o timing, a barra de stamina vai se encher e Noctis continuará a correr. O truque pode ser feito quantas vezes você quiser.

2. Não tenha tanto medo da noite

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Alguns dos inimigos mais difíceis de Final Fantasy XV Royal Edition surgem quando a noite cai, e alguns deles costumam ser de níveis muito elevados. O jogo incentiva você a evitar perambular no escuro, mas é possível tomar alguns cuidados e usar a escuridão a seu favor, e ganhar mais experiência.

Você pode fugir de quase qualquer batalha correndo, ao sair da área vermelha mostrada no mini mapa, mas quanto mais experiência você acumular, maiores serão os bônus quando você for dormir, especialmente quando já tiver acesso ao hotel na cidade de Lestallum, que oferece 50% a mais por apenas 500 gil por noite.

3. Escolha as aptidões com sabedoria

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Noctis, Gladiolus, Ignis e Prompto possuem cada um sua própria árvore de ascensão, que permite a compra de aptidões. Os pontos ganhos são escassos e devem ser gastos de maneira inteligente, de modo a fortalecer os status e as habilidades de combate em grupo do time.

Entre as aptidões essenciais, priorize primeiro as de Análise e Regeneração de Ignis, além de pelo menos dois níveis de evolução da barra de energia e um slot extra de acessórios, para cada um dos personagens.

4. Visite restaurantes e lojas

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Os restaurantes, bares e lanchonetes de Final Fantasy 15 Royal Edition são mais úteis do que parecem. Neles você pode comer para recuperar sua energia, mas eventualmente, Ignis aprenderá uma receita local e a incluirá no seu cardápio, se tornando uma opção nos acampamentos. Na opção para conversar, você terá acesso a caçadas de monstros, que rendem itens e bastante experiência.

Já nas lojas, você poderá se abastecer de itens essenciais e também comprar alguns exclusivos, desde decalques para o carro Regalia a álbuns de música, que incluem trilhas sonoras de outros jogos da franquia Final Fantasy e de outros da Square Enix, como Terra Wars e Shadow of the Tomb Raider.

5. Aproveite os efeitos dos pratos de Ignis

Como jogar Final Fantasy XV

Final Fantasy 15 Royal Edition (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Ignis é o conselheiro, estrategista e motorista do grupo de Noctis, mas também é um excelente cozinheiro. Quando você acampar, ele irá preparar o prato de sua escolha, e seu cardápio aumenta conforme seu progresso no jogo, com missões e visitas a restaurantes.

Alguns desses pratos trazem modificadores valiosos para o dia seguinte, entre eles os que aumentam o ganho de experiência. Explore estes quando disponíveis, e não se esqueça de conseguir os ingredientes para que Ignis os tenha à mão, seja colhendo-os no mapa, comprando-os em lojas ou coletando-os de inimigos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando