Início » Aplicativos e Software » Ubuntu ganhará instalador mais moderno depois de 10 anos sem mudanças

Ubuntu ganhará instalador mais moderno depois de 10 anos sem mudanças

Instalador Ubiquity da distribuição Ubuntu Linux vai ser substituído por versão mais moderna e funcional

Emerson AlecrimPor

Quem instalou diferentes versões do Ubuntu nos últimos anos pode ter notado que, em todas elas, o processo foi praticamente o mesmo, afinal, há mais de 10 anos que a distribuição usa o instalador Ubiquity. Mas isso vai mudar. A equipe de design da Canonical está trabalhando em um instalador repaginado e mais moderno.

Novo Instalador do Ubuntu (imagem: divulgação/Canonical)

Novo Instalador do Ubuntu (imagem: divulgação/Canonical)

As primeiras imagens do novo instalador foram apresentadas no começo de fevereiro e, nesta semana, a Canonical liberou mais detalhes e capturas de tela. Dá para notar, já na primeira olhada, que o objetivo do projeto é deixar a instalação do Ubuntu mais amigável e funcional.

Não que o Ubiquity tenha usabilidade difícil. Mas, como a equipe de design da Canonical explica, o instalador não incorpora recursos importantes que surgiram com o passar dos anos e, por ser antigo, tem manutenção cada vez mais complexa.

Coincidência ou não, os desenvolvedores da Canonical vinham trabalhando em um novo instalador para o Ubuntu Server: o Subiquity. Eles tiveram então a ideia de consolidar esse projeto tanto nas versões para servidor quanto para desktop.

Capturas de tela recém-liberadas mostram o resultado. Embora alguns ajustes ainda sejam necessários, é perceptível que o novo instalador tem visual mais limpo e moderno. Em parte, isso é possível graças ao uso do Flutter, kit de desenvolvimento de interface mantido pelo Google e de código aberto.

O início do processo de instalação não tem novidades. O usuário se depara com uma página de boas-vindas e seleciona um idioma. Na sequência, o instalador mostra as opções de instalar ou experimentar a distribuição ou, ainda, de reparar uma instalação já existente — eis um dos novos recursos.

Novo instalador do Ubuntu — escolha do idioma (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — escolha do idioma (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — tipo de instalação (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — tipo de instalação (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — desativando Bitlocker (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — desativando BitLocker (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — configuração de disco (imagem: divulgação/Canonical)

Novo instalador do Ubuntu — configuração de disco (imagem: divulgação/Canonical)

Dependendo de como o usuário avançar com o procedimento, o instalador também poderá mostrar uma nova tela para desativar a criptografia BitLocker do Windows (útil se o Ubuntu estiver sendo instalado junto ao sistema operacional da Microsoft) ou uma página para configuração de disco (para alocação de espaço, definição do sistema de arquivos e outros).

Apesar de a próxima versão da distribuição estar chegando — o Ubuntu 21.04 vai ser lançado em abril —, a Canonical pretende liberar o projeto junto com o sistema operacional apenas no Ubuntu 21.10, a ser disponibilizado em outubro.

Ainda assim, a liberação vai ser preliminar. A transição definitiva para o novo instalador só deve acontecer em abril de 2022, junto com o Ubuntu 22.04.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

:) (@kimikz)

Mas o que isso tem de relevante pra noticia? só estão dando uma mudança visual no instalador de 10 anos atrás.
Quem quer usar ubuntu ou qualquer outra distro/sistema que seja feliz oras.