Como referenciar livros em ABNT

Citações principais; saiba como referenciar livros em ABNT e todas as variações para utilizar a fonte base de pesquisas

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como referenciar livros em ABNT (Imagem: Compare Fibre/Unsplash)
Como referenciar livros em ABNT (Imagem: Compare Fibre/Unsplash)

Os livros são a base de toda pesquisa acadêmica. Os trabalhos são fundamentados em conteúdo teórico, mas para não errar é preciso saber como referenciar livros em ABNT. Veja abaixo, todas as formas de inserir informações das obras pesquisadas nas referências bibliográficas. Além de garantir uma boa nota, referências feitas de forma correta ajudam outros pesquisadores a buscar fontes para entender o seu raciocínio.

Como referenciar livros em ABNT 

Não existe apenas uma forma, mas um conjunto de métodos para fazer a referência de livros ABNT corretamente, de acordo com as especificidades da obra e quantidade de autores. Veja abaixo, o grande apanhado de métodos e formas para referências.

Como referenciar livro em ABNT com apenas 1 autor

A forma mais simples de referência é quando temos somente 1 autor e a contribuição foi da obra completa. Lembrando que citar livros com 1 autor ou outros trabalhos acadêmicos individuais se faz da mesma forma. Autor. Título. Edição (a partir da 2a). Cidade: Editora, ano de publicação.

Ex: NOGUEIRA, R. P. A saúde pelo avesso. Natal: Seminare, 2003.

Como referenciar livro em ABNT com 2 ou mais autores

Para o caso de 2 autores, segue-se o exemplo do autor único, indicando o nome completo dos dois, separados por ponto e vírgula.

Ex: BOGUS, L. M. M.; PAULINO, Y. Políticas de emprego, políticas de população e direitos sociais. São Paulo: EDUC, 1997.

Com mais de 3 autores

Nesse caso, a regra diz que deve-se indicar o nome do primeiro completo, seguido da expressão “et al”. Caso seja de grande importância citar o nome de todos os autores na íntegra, é facultativo fazer a indicação de todos. 

Ex: BARSTED, L. P. et al. Direitos sexuais e direitos reprodutivos na perspectiva dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Advocaci, 2003.

Como referenciar livro em ABNT com organizadores

Este tipo de livro, trata-se da responsabilidade pela publicação estar sobre o controle de um organizador, coordenador, compilador e editor, podendo ser mais de um em todos os casos. Após o nome do responsável, segue-se entre parênteses a função deste, abreviada. 

Ex: MARCONDES, E.; LIMA, A. (Coord.). Dietas em pediatria clínica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 1993.

Livros com autoria corporativa

São publicações nas quais a responsabilidade está sobre uma empresa, organização ou órgão oficial. O nome do órgão deve estar todo em caixa alta, no caso de órgãos federais, estaduais ou municipais, a unidade identificadora, nome do país, do estado, do município que deve estar toda em caixa alta. 

Ex 1: ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, DF, 2003.

Ex 2: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Amamentação e uso de drogas. Brasília, DF, 2000.

Como referenciar livros em ABNT indicando tradutor

É uma forma facultativa, geralmente utiliza-se nas publicações e trabalhos das Ciências Humanas, desta forma pode-se justificar algum equívoco por falha na tradução do livro original.

Ex: CONI, N.; DAVIDSON, W.; WEBSTER, J. O envelhecimento. Tradução de Y. S. Toledo. São Paulo: Experimento, 1996.

Como referenciar livros em ABNT indicando subtítulo

É um método menos usual, porém alguns subtítulos auxiliam a ligar o tema do trabalho com o livro melhor que o próprio título. Nesse caso, a estrutura fica: “AUTOR(es). Título: subtítulo. Cidade: Editora; ano de publicação”.

Ex: PELIANO, A. M. T. M. A iniciativa privada e o espírito público: um retrato da ação social das empresas no Brasil. Brasília, DF: IPEA, 2003.

Como referenciar livros em ABNT com mais de 1 volume

Algumas vezes, o livro citado e posteriormente referenciado pode fazer parte de uma coleção com alguns volumes. 

Ex: MARCONDES, E. (Org.). Pediatria básica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 1992. v. 1.

Livros em ABNT pertencentes a séries

Quando o livro pertence a uma série, inclui-se a nota de série entre parênteses após as outras informações pertinentes.

Ex: ACHA, P. N.; SZYFRES, B. Zoonosis y enfermedades transmisibles comunes al hombre y a los animales. 3. ed. Washington, DC: OPS, 2001. (OPS publicación científica y técnica, 580).

Como referenciar livro em ABNT por capítulos

Se o trabalho exige somente a citação de um capítulo, por não ter sido utilizado na íntegra, temos duas situações: com um autor colaborador (diferente do autor do livro) ou o autor do capítulo sendo o mesmo da obra.

Autor colaborador

A estrutura é longa em comparação com outros métodos. AUTOR(es) do capítulo. Título da parte referenciada. In: AUTOR(ES) da obra (ou editor etc.) Título da obra. Cidade: Editora, ano de publicação. Paginação da parte referenciada.

Ex: WÜNSCH FILHO, V.; KOIFMAN, S. Tumores malignos relacionados com o trabalho. In: MENDES, R. (Coord.). Patologia do trabalho. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2003. v. 2, p. 990-1040.

Mesmo autor do capítulo e obra

O destaque neste tipo de método é a utilização do termo “In: ______” dentro da referência bibliográfica.

Ex: MEADOWS, A. J. Tornando públicas as pesquisas. In: ______. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999. p. 161-208.

Essas são as principais formas de como referenciar livros em ABNT para conclusão do seu trabalho acadêmico. Bons estudos.

Com informação: USP, ESPM.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados