Início » Aplicativos e Software » Como cortar vídeos no celular [iOS e Android]

Como cortar vídeos no celular [iOS e Android]

Saiba como cortar vídeos no celular, seja Android ou iOS, para editar trechos indesejados da gravação, do início, meio ou fim

Lucas Lima Por

Editar um vídeo no celular é uma tarefa simples, desde que o usuário tenha as ferramentas adequadas para o trabalho. Tanto o Android quanto o iPhone (iOS) trazem um editor básico embutido no aplicativo da galeria, que permite funções simples que nem sempre são suficientes. Saiba como cortar vídeos no celular e quais aplicativos usar no processo.

Adobe Premiere Rush é um aplicativo que permite cortar vídeo no celular (Imagem: Divulgação/Adobe)

Adobe Premiere Rush é um aplicativo que permite cortar vídeo no celular (Imagem: Divulgação/Adobe)

Como cortar vídeos no Android ou iOS

Sem usar aplicativos, o Android e o iOS têm um editor nativo que permite ajustar as arestas de vídeos gravados, para cortar o início e fim do arquivo.

No iPhone, basta abrir o vídeo e tocar em “Editar”, no canto superior direito, depois é só arrastar os controles amarelos para selecionar o trecho que deve ficar. No Android, é preciso tocar no ícone do lápis ao abrir o vídeo na galeria.

Ferramenta de corte de vídeos nativa do iPhone e Android, respectivamente (Imagem: Reprodução/Apple/Android)

Ferramenta de corte de vídeos nativa do iPhone e Android, respectivamente (Imagem: Reprodução/Apple/Android)

A limitação desses sistemas é que não dá para cortar um trecho do vídeo, deixando, por exemplo, o início e o final, eliminando uma parte do meio. Para isso, é preciso outro aplicativo com recurso de linha do tempo.

5 aplicativos para cortar vídeo no celular

Os aplicativos a seguir são gratuitos, mas alguns exigem um pagamento para remoção da marca d’água, e permitem o corte “por divisão”, quando se divide uma mesma gravação em vários pedaços. Dessa forma, qualquer trecho pode ser tirado do arquivo original.

1. InShot Editor de Vídeo e Foto

O InShot está disponível para Android e iOS, a versão gratuita exibe anúncios e permite cortar o vídeo para tirar os trechos indesejados. Recomendado para propósitos básicos.

InShot (Imagem: Divulgação/InShot)

InShot (Imagem: Divulgação/InShot)

2. Adobe Premiere Rush

Apesar de pertencer à Adobe, o Premiere Rush é gratuito para edições básicas no próprio telefone. É um dos mais conhecidos e recomendados. É uma ferramenta poderosa para quem adere à versão paga. Está disponível no Android e iOS.

3. iMovie

O iMovie está disponível só para o iOS, no iPhone ou iPad, e é um aplicativo gratuito da própria Apple, otimizado para os produtos da empresa. Permite vários tipos de edição e não tem plano pago.

4. Cyberlink PowerDirector

Apesar de ser pago, o PowerDirector da Cyberlink oferece muitos recursos além de cortar vídeos no celular. É um aplicativo poderoso para quem leva edição de vídeos no smartphone a sério. Está no Android e no iOS, a versão gratuita aplica uma marca d’água no vídeo.

Cyberlink PowerDirector (Imagem: Divulgação/Cyberlink)

Cyberlink PowerDirector (Imagem: Divulgação/Cyberlink)

5. FilmoraGO

O FilmoraGO é gratuito, mas também adiciona marca d’água. É uma possibilidade para quem procura investir em um editor para não só cortar vídeos no celular, mas para criar outros projetos mais requintados. Está disponível para Android e iOS.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando