Como cortar vídeos no celular [iOS e Android]

Saiba como cortar vídeos no celular, seja Android ou iOS, para editar trechos indesejados da gravação, do início, meio ou fim

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Adobe Premiere Rush é um aplicativo que permite cortar vídeo no celular (Imagem: Divulgação/Adobe)
Adobe Premiere Rush é um aplicativo que permite cortar vídeo no celular (Imagem: Divulgação/Adobe)

Editar um vídeo no celular é uma tarefa simples, desde que o usuário tenha as ferramentas adequadas para o trabalho. Tanto o Android quanto o iPhone (iOS) trazem um editor básico embutido no aplicativo da galeria, que permite funções simples que nem sempre são suficientes. Saiba como cortar vídeos no celular e quais aplicativos usar no processo.

Como cortar vídeos no Android ou iOS

Sem usar aplicativos, o Android e o iOS têm um editor nativo que permite ajustar as arestas de vídeos gravados, para cortar o início e fim do arquivo.

No iPhone, basta abrir o vídeo e tocar em “Editar”, no canto superior direito, depois é só arrastar os controles amarelos para selecionar o trecho que deve ficar. No Android, é preciso tocar no ícone do lápis ao abrir o vídeo na galeria.

Ferramenta de corte de vídeos nativa do iPhone e Android, respectivamente (Imagem: Reprodução/Apple/Android)
Ferramenta de corte de vídeos nativa do iPhone e Android, respectivamente (Imagem: Reprodução/Apple/Android)

A limitação desses sistemas é que não dá para cortar um trecho do vídeo, deixando, por exemplo, o início e o final, eliminando uma parte do meio. Para isso, é preciso outro aplicativo com recurso de linha do tempo.

5 aplicativos para cortar vídeo no celular

Os aplicativos a seguir são gratuitos, mas alguns exigem um pagamento para remoção da marca d’água, e permitem o corte “por divisão”, quando se divide uma mesma gravação em vários pedaços. Dessa forma, qualquer trecho pode ser tirado do arquivo original.

1. InShot Editor de Vídeo e Foto

O InShot está disponível para Android e iOS, a versão gratuita exibe anúncios e permite cortar o vídeo para tirar os trechos indesejados. Recomendado para propósitos básicos.

InShot (Imagem: Divulgação/InShot)
InShot (Imagem: Divulgação/InShot)

2. Adobe Premiere Rush

Apesar de pertencer à Adobe, o Premiere Rush é gratuito para edições básicas no próprio telefone. É um dos mais conhecidos e recomendados. É uma ferramenta poderosa para quem adere à versão paga. Está disponível no Android e iOS.

3. iMovie

O iMovie está disponível só para o iOS, no iPhone ou iPad, e é um aplicativo gratuito da própria Apple, otimizado para os produtos da empresa. Permite vários tipos de edição e não tem plano pago.

Apesar de ser pago, o PowerDirector da Cyberlink oferece muitos recursos além de cortar vídeos no celular. É um aplicativo poderoso para quem leva edição de vídeos no smartphone a sério. Está no Android e no iOS, a versão gratuita aplica uma marca d’água no vídeo.

Cyberlink PowerDirector (Imagem: Divulgação/Cyberlink)
Cyberlink PowerDirector (Imagem: Divulgação/Cyberlink)

5. FilmoraGO

O FilmoraGO é gratuito, mas também adiciona marca d’água. É uma possibilidade para quem procura investir em um editor para não só cortar vídeos no celular, mas para criar outros projetos mais requintados. Está disponível para Android e iOS.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados