Início » Jogos » Como jogar Final Fantasy 14 Online [Guia para iniciantes]

Como jogar Final Fantasy 14 Online [Guia para iniciantes]

Confira nosso guia e conheça nossas dicas de como jogar Final Fantasy 14 Online, o MMORPG baseado na clássica franquia de JRPGs

Ronaldo Gogoni Por

Final Fantasy 14 Online é o MMORPG mais recente baseado na clássica franquia de JRPGs. Disponível para PS4, PS5, Windows e Mac, ele oferece muitas horas de batalhas épicas e interação social com outros jogadores, além de trazer bastante conteúdo gratuito. Confira a seguir nossas dicas de como jogar Final Fantasy 14 Online.

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

O que é Final Fantasy 14 Online?

Final Fantasy 14 Online é o segundo MMORPG que é parte da série principal de JRPGs da Square Enix, sendo o primeiro Final Fantasy 11 (2002), qual ainda está ativo. O jogo foi lançado originalmente em 2010 e sofreu uma completa reformulação, sendo relançado em 2013 como um game completamente diferente, conhecido hoje como a campanha original A Realm Reborn.

Como outros títulos do gênero, o jogador é livre para criar e customizar seu personagem entre as várias raças disponíveis, e desbravar a região de Eorzea com seus amigos e outros jogadores, tanto acompanhando a história principal quanto cumprindo missões aleatórias e liberando novas habilidades, classes e profissões.

Em que plataformas está disponível?

Final Fantasy 14 Online foi lançado para PS4, Windows e macOS, enquanto a versão para PS3 já foi desligada. A dedicada ao PS5, que vai implementar 4K nativo e tempos de carregamento mais curtos, está prevista para chegar em 2021, junto com a nova expansão Endwalker. Por enquanto, a versão de PS4 pode ser jogada no novo console da Sony, via retrocompatibilidade.

Donos da versão de PS4 terão direito a migrar para a versão de PS5 gratuitamente, de acordo com as expansões que possuírem. O jogo suporta cross-save, desde que o jogador possua as versões equivalentes em diferentes sistemas.

O que é gratuito e o que é pago?

De forma similar a World of Warcraft, Final Fantasy 14 Online é um dos poucos MMORPGs que não apenas cobra por cada expansão (não há cross-buy entre plataformas), como também exige o pagamento de mensalidade. No entanto, algumas porções do jogo se tornaram gratuitas com o tempo.

Final Fantasy 14: Endwalker (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Final Fantasy 14: Endwalker (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Jogadores que nunca tenham gasto um centavo no título (novos ou que só jogaram os free trials) podem baixar e curtir de graça o jogo base, que tem os conteúdos do cenário original A Realm Reborn e a primeira expansão Heavensward (é muita coisa, acredite), e podem evoluir seus personagens até o nível 60.

Jogadores gratuitos, no entanto, não podem entrar para as Free Companies (guildas de jogadores), nem vender e comprar itens de outros jogadores nos murais dos mercados, recursos reservados apenas aos assinantes.

Outros conteúdos, como novas raças, profissões, regiões do mapa, cenários e dungeons, além de um limite de nível maior, são incluídos nas expansões, e a partir daí, é preciso pagar também a mensalidade para manter o acesso. Por outro lado, cada novo conteúdo lançado inclui todas as expansões que vieram antes, algo atraente para jogadores novos, já que gastarão menos.

Por exemplo, Shadowbringers inclui hoje os conteúdos desta expansão e da anterior, Stormblood. Quando Endwalker for lançada, ela reunirá esta e as duas anteriores.

Quais os requisitos para jogar no computador?

Componente Configurações mínimas (PC) Configurações recomendadas (PC) Configurações mínimas (Mac)
Processador Intel Core i5 com clock de 2,4 GHz Intel Core i7 com clock de 3 GHz ou mais Intel Core i5-4690 ou superior
Memória RAM 4 GB 8 GB 4 GB ou mais
Placa de vídeo Nvidia Geforce GTX 750 ou AMD Radeon R7 260X Nvidia Geforce GTX 970, AMD Radeon RX 480 ou superior AMD Radeon R9 M295X ou superior
Espaço em disco 60 GB 60 GB 60 GB ou mais
Sistema operacional Windows 8.1 ou 10 de 64 bits Windows 8.1 ou 10 de 64 bits macOS Mojave, Catalina ou Big Sur

1. Conheça as raças do jogo

Viera (esq.) e Hrothgar, as raças introduzidas na expansão Shadowbringers (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Viera (esq.) e Hrothgar, as raças introduzidas na expansão Shadowbringers (Imagem: Divulgação/Square Enix)

A primeira coisa a fazer antes de aprender como jogar Final Fantasy 14 Online, é criar seu personagem. Há várias raças, cada uma com dois clãs e diversas opções de customização, e os status iniciais delas podem ser vantajosos para uma ou outra profissão.

Por exemplo, os Hyurs do clã Highlander são ótimos lanceiros/dragoners e pugilistas/monges, enquanto os Miqo’te do clã Keepers of the Moon são excelentes conjuradores/magos brancos.

Duas raças em especial, Viera (a mesma da Fran, de Final Fantasy 12: The Zodiac Age) e Hrothgar, introduzidas na expansão Shadowbringers, só possuem um gênero disponível, respectivamente feminino e masculino. As demais trazem ambas opções.

2. Domine as classes e profissões

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

O sistema de profissões em Final Fantasy 14 Online funciona um pouco diferente de outros títulos da franquia. Você começa selecionando uma classe base de combate específica (a escolha define em qual cidade-estado você começará o jogo), entre gladiador, pugilista, conjurador e outras.

Ao atingir um certo nível com ela, você terá acesso a uma missão especial, onde receberá um item que ao ser equipado, habilitará uma profissão (paladino, monge, mago branco, etc) ligado àquela classe.

Além das classes de combate, há as de geração de recursos, como minerador, pescador, ourives e outras, que podem usar elementos coletados para gerar itens e equipamentos. E não se preocupe sobre qual classe escolher, é possível aprender todas elas e acessar todas as profissões, podendo trocar de uma para outra livremente.

3. Entenda o seu papel na party

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Divulgacão/Square Enix)

Apesar de existirem várias classes e profissões, elas se dividem em apenas 3 categorias: os tanques, que têm muitos pontos de vida e habilidades para atrair ataques inimigos; os DPS, os causadores de dano; e os curandeiros, responsáveis por manter a party viva.

Sempre que explorar uma dungeon com um grupo de 4 jogadores aleatórios, ele será formado por 1 tanque, 2 DPS e 1 curandeiro. Dependendo da sua classe/profissão, desempenhe seu papel de acordo e aprenda a jogar em equipe, para garantir a vitória.

4. Acesse o Hall of the Novice

Completar os treinamentos do Hall of the Novice rende experiência e equipamentos (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Completar os treinamentos do Hall of the Novice rende experiência e equipamentos (Imagem: Reprodução/Square Enix)

O Hall of the Novice (Salão dos Novatos) é uma zona de treino para novos jogadores, acessível a partir do nível 15. Ela oferece diversos treinamentos básicos para cada categoria inicial, e é importante realizá-los para aprender os macetes de como jogar Final Fantasy 14 Online.

Além disso, completar as missões confere pontos de experiência e equipamentos, que podem ser bem úteis no início de sua jornada.

5. Aproveite uma comunidade muito amistosa

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Final Fantasy 14 Online (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Dentre todos os MMORPGs disponíveis no mercado, Final Fantasy 14 Online é bastante elogiado por ter uma das comunidades mais amistosas de todas. Não só há uma mecânica de recomendação para aqueles que jogam bem e ajudam seus times, como o título oferece um sistema de mentoria, onde veteranos podem acolher novatos e guiá-los.

Isso acabou por criar uma comunidade onde todos, jogadores, moderadores e desenvolvedores, se esforçam para manter um ambiente sadio e atraente, que rendeu diversas histórias ao longo de seu ciclo de vida.

E acredite, sempre haverá um jogador disposto a te ajudar, o que o incentivará a fazer o mesmo por outros.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando