Início » Aplicativos e Software » Netflix quer dificultar compartilhamento de senhas com este novo recurso

Netflix quer dificultar compartilhamento de senhas com este novo recurso

O serviço de streaming está testando um código de verificação para login, e orienta usuários a entrarem com suas próprias contas

Ana Marques Por

A Netflix está testando uma nova forma de verificar quando um usuário faz login no serviço. O novo recurso pede um código enviado ao assinante, e pode dificultar o compartilhamento de senhas com amigos e familiares. A novidade pegou algumas pessoas de surpresa na última semana, e pode sugerir que a empresa está mais rigorosa em relação às aplicações de seus Termos de Uso.

Netflix (Imagem: Mollie Sivaram/Unsplash)

Netflix (Imagem: Mollie Sivaram/Unsplash)

Com mais de 200 milhões de assinantes globais ativos, a Netflix é o maior serviço de streaming do mundo. Ainda assim, os casos de pessoas que compartilham suas senhas com várias outras pessoas (mesmo fora de casa) são bastante comuns, o que vai contra as políticas estipuladas da empresa, que pode ser lida abaixo:

O serviço Netflix e qualquer conteúdo visualizado por meio de nosso serviço são para seu uso pessoal e não comercial apenas e não podem ser compartilhados com pessoas fora de sua casa. Durante sua associação à Netflix, concedemos a você um direito limitado, não exclusivo e intransferível de acessar o serviço Netflix e visualizar o conteúdo Netflix por meio do serviço. Exceto pelo acima exposto, nenhum direito, título ou interesse será transferido para você. Você concorda em não usar o serviço para apresentações públicas.

Até o ano de 2016, o CEO Reed Hastings acreditava que que o compartilhamento de senha “é algo com o que você tem que aprender a conviver”. No entanto, a empresa pode ter mudado de ideia, especialmente com a chegada de novos concorrentes de peso no mercado.

O novo código de verificação da Netflix foi pedido a alguns usuários na última quinta-feira. A mensagem exibida ao tentar logar no serviço avisava que eles deveriam entrar em suas próprias contas, caso não fossem proprietários da conta em questão. Entretanto, era possível optar por verificar a conta “mais tarde”.

Código de verificação da Netflix

Netflix testa novo código de verificação para login (Imagem: Reprodução/Streamable)

Verificação ainda está em testes, e pode ser descartada

À CNBC, a Netflix informou que o recurso encontrado por alguns usuários é apenas um teste, como outras “centenas” que a empresa realiza todos os anos, e disse que enquanto alguns desses testes resultam em funções realmente implementadas para todos, outros são apenas descartados.

Em comunicado, a companhia afirmou que “este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo”.

Com informações: CNBC

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Comentei isso ontem aqui:
Netflix está proibindo múltiplos usuários? - Áudio e Vídeo - Tecnoblog Comunidade

O maior problema era que essa tela roxa simplesmente ficava travada e nem me permitia selecionar a opção de verificar usando o número/e-mail. Contatei a Netflix, informei tudo que estava acontecendo e eles me pediram um tempo para a equipe técnica solucionar.

Hoje de manhã já estava normalizado e sem essa tela roxa. Fica a dica kk.

Diego M. Viegas (@Diego_Viegas)

Putz, logo agora que estava considerando pegar uma conta compartilhada… Estou pagando R$ 32,90 sozinho e uso muito pouco, uma conta compartilhada seria a minha chance de continuar com o serviço.

Aliás, entendo que para esse tipo de ação ter um efeito significativo seria necessário que a verificação fosse feita com bastante frequência. Dependendo do quão frequente isso acontecer, vai ser um saco até mesmo para os assinantes “corretos”.

Moto (@Moto)

Essa notícia está nos “trend topics” de sites internacionais, olhei 3 só.
Mas, tem pacote de assinatura bem mais barato no mercado brasileiro com até 3 dispositivos cadastrados. E não é de operadora de telefonia. É concorrente tanto quanto a “estrela” do mercado. R$9,90/mês.

Joseilton Júnior (@Joseilton_Junior)

Atualmente assino Prime Video (9,90 no pacotão de serviços Amazon), Apple TV+ (9,90 e por algum motivo o valor está sendo estornado de fevereiro até junho), Paramount+ (19,90) e Starzplay (9,90 por 6 meses e depois, 14,90). Já não uso o Netflix muito antes de assinar todos esses serviços, pois se tornou caro e com conteúdo, na minha opinião, tendencioso e de qualidade duvidosa. Lacrador pra ser mais reto.

@doorspaulo

Já havia cancelado faz muitos anos, e nem na locadora ando consumindo conteúdo da Netflix.
Infelizmente, as produções se tornaram muito “enlatadas”, onde parece que tudo é meio igual.

Só sei que essa balconização do streaming me fez voltar full p2p.

André (@andre00)

Muito bom, Netflix. Agora o pessoal que compartilha pra pagar 1 assinatura cancela e volta pra pirataria.

Breno (@bbcbreno)

A concorrência aumentou o que vamos fazer?
[ ] melhorar nossos serviços, qualidade e preço
[x] dificultar o povo a utilizar os nossos serviços

Só tenho Netflix pq compartilho com minha família. A gente fez um combo de serviços e dividimos.

Por mim eu ficaria só com a Amazon. Além de bem, mas bem mais barata, tá sendo melhorzinha em conteúdo. Único contra da Amazon é um app beeem meia boca, eles melhoraram, mas continua ruim. Neste ponto a Netflix é imbatível.