Início » Aplicativos e Software » Windows 10 deixa de incluir Paint 3D e Visualizador 3D em novas instalações

Windows 10 deixa de incluir Paint 3D e Visualizador 3D em novas instalações

Apesar da remoção em novas máquinas, Paint 3D e Visualizador 3D continuam disponíveis gratuitamente na Microsoft Store

Darlan Helder Por

A Microsoft confirmou nesta semana que não está incluindo mais o Paint 3D e o Visualizador 3D em novas instalações com Windows 10. Apesar da remoção, os dois programas seguem disponíveis na Microsoft Store e podem ser baixados gratuitamente a qualquer momento. A nova versão do popular programa chegou há cerca de quatro anos com foco em projetos 3D, como o próprio nome sugere, e agora vai “sumir” de novas máquinas.

Paint 3D (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Paint 3D (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Paint 3D e Visualizador 3D no Windows 10

O “fim” dos programas em novas instalações vem após o Windows 10 remover um atalho de pasta Objetos 3D pouco utilizado. A tal pasta estava no Explorador de Arquivos junto de Área de Trabalho, Downloads, Imagens, Documentos, Vídeos e Músicas. O atalho surgiu durante um Creator Update em 2017 e a remoção foi notada na build 21322 do Windows 10.

Agora, a Microsoft acredita que é hora de “abandonar” o Paint 3D e o Visualizador 3D devido à baixa popularidade. Portanto, novos equipamentos com Windows 10 virão sem os programas, mas isso não significa que eles vão sumir. Ambos ficarão disponíveis na Microsoft Store, confirmou a empresa na quarta-feira passada.

O visualizador 3D e o Paint 3D não serão mais pré-instalados em instalações limpas das compilações mais recentes do Insider Preview. Ambos os aplicativos ainda estarão disponíveis na Loja e permanecerão no seu dispositivo após uma atualização do sistema operacional. Portanto, se você atualizou seu PC normalmente, não verá esses aplicativos alterados em sua lista de aplicativos.

Comunicado da Microsoft no Windows Insider Blog

Como baixar Paint 3D e Visualizador 3D no Windows 10

Caso a sua máquina não tenha os dois programas, você pode fazer o download gratuitamente pelos links abaixo:

Com informações: XDA-Developers e Microsoft

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sérgio (@trovalds)

Podiam deixar de incluir é todo o bloatware que vem por padrão. Instala limpo e depois cada um instala o que usa/precisa.