Início » Aplicativos e Software » Como desinstalar o Facebook [Resolvendo problemas]

Como desinstalar o Facebook [Resolvendo problemas]

Pode não ser tão simples; saiba como desinstalar o Facebook, principalmente, nos casos em que ocorrem erros no app

Por

Na maioria dos casos é simples, mas devido a erros ou pré-instalação no aparelho essa situação pode mudar. Veja abaixo, como desinstalar o Facebook do seu aparelho celular. São métodos mais simples para tentar fugir da necessidade do acesso privilegiado de administrador root, que poderá ser feito em último caso.

Como desinstalar o Facebook (Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash)

Como desinstalar o Facebook (Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash)

Como desinstalar o Facebook?

Temos dois cenários diferentes: o usuário baixou e instalou o Facebook no celular ou já veio pré-instalado no aparelho bloatware. No primeiro caso, basta o usuário ir até a Google Play Store, onde baixou o aplicativo e clicar em “Excluir”.

No sistema iOS, basta manter pressionado o ícone do Facebook, clicar no “X” que aparece e tocar em “Excluir” para confirmar a operação.

Caso dê certo, está resolvido. O problema começa quando essa operação dá erro ou o app do Facebook já veio pré-instalado em seu aparelho, o famoso bloatware. Nestes casos, existem outras opções.

Como desinstalar o Facebook desabilitando o app?

Esse é o método mais fácil para desativar o Facebook do seu aparelho.

  1. Vá até as “configurações”;
  2. Selecione “Apps ou Gerenciar Apps”;
  3. Role a tela até encontrar o ícone do Facebook e clique;
  4. Existem 2 botões: Forçar parada e Desinstalar, selecione o segundo.

Como desinstalar o Facebook utilizando outro app

Caso o método anterior não funcione, a segunda opção é utilizar outro app para fazer a remoção. Esses aplicativos deletam não somente o Facebook mas outros aplicativos bloatware que foram pré-instalados.

Os mais confiáveis até agora são da LG e da Samsung. Ambos precisam ser adquiridos, os valores giram em torno de 2 à 3,50 dólares.

Como desativar o Facebook utilizando o ADB (Android Debug Bridge)?

É o método definitivo, grátis, mas de longe o mais complexo para ser realizado. O usuário precisará de seu computador para isso. Lembre-se que esse método não irá desinstalar o Facebook, se o aparelho for reiniciado, ele voltará a ativa.

  1. Busque o ADB e instale em seu computador;
  2. Para Windows, instale os drivers USB para o seu dispositivo, identificando o OEM do aparelho (Mac e Linux não precisam desse passo);
  3. Baixe o “App inspector” na Play Store, execute-o, clique sobre o ícone do Facebook e copie os nomes exatos dos pacotes do aplicativo Facebook;
  4. Conecte seu aparelho ao computador habilitando o USB Debugging;
  5. No prompt de comando digite: (adb shell pm uninstall -k –user 0 XX);
  6. Substitua o “XX” pelo nome dos pacotes do Facebook.

Realmente, quando o Facebook vem como bloatware as coisas ficam mais complexas, porém seguindo esses passos é possível fazer. Boa sorte!

Com informações: Facebook, TipsMake, Foosbytes.