Início » Computador » O que é um SoC? [System-on-a-chip]

O que é um SoC? [System-on-a-chip]

Integração; saiba o que é um SoC e quais são as funções desse sistema que concentra toda as ações em plataforma única

Leandro KovacsPor

Todo um sistema localizado e centralizado em apenas um chip. Veja abaixo, o que é um SoC e como funciona essa tecnologia que visa integrar e unir todo o sistema em uma única plataforma com um chip.

O que é um SoC? (Imagem: Mathew Schwartz/Unsplash)

O que é um SoC? (Imagem: Mathew Schwartz/Unsplash)

O que é SoC?

O sistema em um chip é também conhecido como SoC. Sendo essencialmente um circuito integrado que pega uma única plataforma e integra um sistema eletrônico ou de computador, inteiro, dentro do chip.

Qual a constituição de um SoC?

Os componentes incorporados em um SoC, geralmente, incluem uma unidade de processamento central, portas de entrada e saída, memória interna, blocos de entrada e saída analógica, entre outras coisas.

Dependendo do tipo de sistema que foi reduzido ao tamanho de um chip, ele pode executar uma variedade de funções, incluindo processamento de sinal, comunicação sem fio, inteligência artificial entre outros.

Onde é utilizado o SoC?

Um dos principais motivadores da criação de sistemas em um chip é o fato de seguirmos otimizando os equipamentos, o principal objetivo é reduzir o desperdício de energia, economizar gastos e também reduzir o espaço ocupado por grandes sistemas.

Com o SoC, atinge-se todos os objetivos ao dimensionar o que, normalmente, é multichip em um único processador, usando menos energia do que antes.

Esses chips tornaram possível criar uma infinidade de dispositivos portáteis que são transportados para qualquer lugar conosco, sem comprometer a capacidade e funcionalidade das ferramentas.

Os SoC são frequentemente usados ​​em sistemas pertencentes à conexão com a internet, sistemas embarcados, inclusive os próprios smartphones e carros.

Recentemente, a tecnologia SoC também está sendo usada em computadores pessoais e laptops menores.  O objetivo é reduzir o consumo de energia e melhorar o desempenho do tablet, computador ou notebook, usando um único chip para gerenciar todos os vários aspectos do sistema.

Quais as vantagens do SoC?

Resumindo, os grandes benefícios de usar um SoC são:

  • Economia de energia, espaço e redução de custos;
  • SoCs também são muito mais eficientes como sistemas, pois seu desempenho é maximizado por watt;
  • Os sistemas no chip também reduzem a latência, desde que os vários elementos sejam colocados estrategicamente na placa-mãe para minimizar a interferência e atrasos na interconexão, bem como acelerar o processo de transmissão de dados.

Já temos a informação sobre o que é um SoC e suas vantagens para o futuro das tecnologias pessoais e empresariais, cada dia estarão mais presentes.

Com informação: Android Authority, Any Silicon.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando