Início » Aplicativos e Software » Facebook e Instagram terão aviso em todo post sobre vacinas contra COVID-19

Facebook e Instagram terão aviso em todo post sobre vacinas contra COVID-19

Para combater a desinformação, Facebook e Instagram vão destacar que as vacinas passam por testes de segurança e eficácia

Victor Hugo SilvaPor

Os posts sobre vacinas contra COVID-19 receberão avisos de contexto no Facebook e no Instagram. As redes sociais vão mostrar alertas para destacar que os imunizantes passam por vários testes antes de chegarem à população. A ideia é dados de órgãos como a OMS (Organização Mundial da Saúde) para combater a desinformação.

Facebook e Instagram mostram alertas contra desinformação sobre vacinas (Imagem: Divulgação)

Facebook e Instagram mostram alertas contra desinformação sobre vacinas (Imagem: Divulgação)

As plataformas já começaram a exibir avisos abaixo de posts que questionam a segurança das vacinas. A mudança foi liberada para usuários de seis idiomas, incluindo o português, e deve chegar a mais países nas próximas semanas. Os alertas indicam que, para serem aprovados, os imunizantes passam por testes de segurança e eficácia.

Nas próximas semanas, Facebook e Instagram levarão os rótulos em todos os posts sobre vacinas. Além disso, as plataformas vão apresentar avisos para quem tentar compartilhar posts sobre o tema. Em todos os casos, as redes sociais oferecerão um atalho para a Central de Informações sobre o Coronavírus, que reúne dados oficiais sobre a pandemia.

No anúncio sobre as mudanças, o Facebook afirmou que reduziu o alcance de perfis que violam a sua política contra desinformação sobre a COVID-19 ou que publicam posts classificados como falsos por agências de checagem de fatos. A empresa informou ainda que, desde fevereiro, removeu mais de 2 milhões de posts por desinformação no Facebook e no Instagram.

O Facebook também apontou para parcerias com ministérios e órgãos de saúde pública de mais de 170 países para promover informações confiáveis sobre as vacinas. No WhatsApp, os chatbots de governos e órgãos de saúde enviaram mais de 3 bilhões de mensagens sobre campanhas de vacinação.

Facebook destaca locais de vacinação contra COVID-19

O Facebook também anunciou um recurso para usuários nos Estados Unidos encontrarem mais detalhes sobre a campanha de vacinação. Com base na localização, a ferramenta indica onde e quando se vacinar. O aplicativo também apresenta informações de contato do local e dicas sobre como se registrar para receber a vacina.

A expectativa do Facebook é de que o recurso ajude cerca de 50 milhões de pessoas que estão aptas a se vacinar neste momento. A plataforma afirma que planeja levar a ferramenta para outros países à medida em que os imunizantes sejam oferecidos de forma mais ampla.

Facebook destaca locais de vacinação nos EUA (Imagem: Divulgação)

Facebook destaca locais de vacinação nos EUA (Imagem: Divulgação)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Meio inútil. No Instagram já aparece avisos similares para o coronavirus e não acho que sejam eficazes…

É algo bem fácil de se ignorar e, mesmo quem tem a curiosidade de olhar, só é direcionado à uma página da OMS sem muitas informações relevantes.