Início » Saúde » Como encontrar um posto de vacinação contra a COVID-19

Como encontrar um posto de vacinação contra a COVID-19

Além de localizar os postos de vacinação, o aplicativo Conecte SUS mostra as vacinas indicadas para cada faixa etária; Confira

Gabrielle LancellottiPor

O Conecte SUS é uma ferramenta que tem potencial para ajudar no processo de imunização dos brasileiros. Na opção “serviços” do menu da plataforma, o usuário pode localizar Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde próximos ao seu local de moradia. Com isso, fica mais fácil achar os postos de vacinação contra a COVID-19.

Seja na versão web ou nos apps para smartphones com Android e iPhone (iOS), no menu do Conecte SUS também consta a opção “Vacinas”. De acordo com o Ministério da Saúde, ao receberem a vacina contra a COVID-19, os usuários cadastrados poderão ver a dose registrada no sistema. Informações como qual vacina foi administrada, o lote de fabricação e a data de aplicação ficarão disponíveis para consulta online.

Conecte SUS (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Conecte SUS (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

A iniciativa também pode ajudar os profissionais da saúde no monitoramento da vacinação. É preciso estar atento ao intervalo de tempo correto para a aplicação da segunda dose, de acordo com o imunizante selecionado na primeira aplicação.

Embora o foco esteja na vacina contra COVID-19, o Conecte SUS apresenta um calendário de vacinação que indica os imunizantes que devem ser administrados, de acordo com a faixa etária da pessoa. O objetivo é oferecer uma Carteira Nacional Digital de Vacinação, que permite a consulta de todas as vacinas aplicadas nas redes públicas e privadas, desde que as informações sejam cadastradas no sistema.

Como encontrar um posto de vacinação [Conecte SUS]

Versão web

  1. Acesse o site [conectesus-paciente.saude.gov] e faça login;
  2. No menu de ações rápidas, Clique em “Serviços”;
  3. Clique em “Postos de saúde” e, depois, em “Ver no mapa”.
Conecte SUS: versão web (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Conecte SUS: versão web (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Conecte SUS App

  1. Baixe o app na loja de aplicativos do seu smartphone;
  2. Faça login no app ou cadastre-se;
  3. No menu de ações rápidas, toque em “Serviços”;
  4. Clique em “Postos de saúde” e, depois, em “Ver no mapa”.

Observação: Além de Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, há os pontos extras de vacinação criados para tentar suprir a demanda. Sendo assim, vale checar o site da prefeitura da sua região para conferir esses pontos adicionais, como os locais de vacinação no sistema drive-thru e postos de vacinação montados em universidades federais e estaduais.

Como consultar as suas vacinas

  1. Faça login no app Conecte SUS;
  2. No menu de ações rápidas, toque em “Vacinas”.
Conecte SUS: vacinas (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Conecte SUS: vacinas (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Observação: Os dados cadastrais do indivíduo devem estar atualizados na base de dados do CNS. Sendo assim, caso o município ou estado não enviem as informações para a base de dados do Ministério da Saúde, elas não serão exibidas no app.

Na opção “Calendário” você pode conferir os imunizantes indicados para cada faixa etária. Confira se você está com a vacinação em dia.

Vacinas por faixa etária (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Vacinas por faixa etária (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Com informações de: Ministério da Saúde e Conecte SUS 

 

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando