Início » Celular » Apple deve adotar método do Android para atualizações de segurança no iOS

Apple deve adotar método do Android para atualizações de segurança no iOS

Apple trabalha em mudança para permitir a instalação de correções de segurança separadas de atualizações do iOS no iPhone e iPad

Bruno Gall De Blasi Por

A Apple pode alterar a forma como o iOS é atualizado no futuro. Segundo o 9to5Mac nesta segunda-feira (15), a companhia está trabalhando em um meio para liberar correções de segurança ao iPhone e iPad sem precisar atualizar o sistema todo.

iOS 14 no iPhone (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

iOS 14 no iPhone (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

As pistas sobre a novidade foram descobertas no iOS 14.5 beta, que traz alterações nas opções para configurar atualizações automáticas. Ao que tudo indica, a Apple deve permitir a instalação de pacotes de segurança sem depender de uma nova versão do iOS, o que levaria mais flexibilidade aos updates do sistema.

A mudança, caso aconteça, tornaria o iOS mais próximo do Android neste sentido. Isto porque, para obter um novo pacote de segurança atualmente, é preciso instalar a versão mais recente do sistema da Apple no iPhone. No Android, por sua vez, é possível ter as últimas correções sem precisar atualizar o sistema operacional todo.

Configuração de atualização automática do iOS 14.5 beta (Imagem: Reprodução/9to5Mac)

Configuração de atualização automática do iOS 14.5 beta (Imagem: Reprodução/9to5Mac)

Esta novidade também poderia beneficiar os usuários que não desejam instalar uma nova versão do iOS, a depender de como a Apple irá implementar as alterações. Além disso, a fabricante não precisaria mais atualizar o sistema inteiro para corrigir somente as brechas, repetindo o que já é feito com os updates de segurança do macOS.

Outros detalhes foram encontrados pelo site no código-fonte da versão de testes do iOS 14.5. Neste caso, é possível que o usuário tenha que remover o pacote de segurança antes de instalar a versão mais recente do sistema operacional. Os detalhes sobre as alterações no funcionamento das atualizações, porém, ainda são um mistério.

Por ora, não se sabe quando e se a Apple irá alterar o sistema de atualizações do iOS.

Com informações: 9to5Mac e Android Authority

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jacques (@fioda)

Interessante, fica vendo a apple agora limitar os updates das features dos iphones cada vez menos e mandar apenas os updates de segurança num futuro entre 1 a 3 anos!

@wellerstz

não sei pq a apple nunca fez isso antes, assim como não sei como ele não lança atualizações dos aplicativos pela app store, em vez de ter que atualizar o sistema, aposto que isso mitigaria a demora na hora de mudar da versão de IOS no dia de lançamento

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Como já é no Mac OS.

Entretanto não está claro como se dará isso ainda, pode ser que os updates de segurança sejam instalados automaticamente caso o usuário não queira migrar de versão, e não necessariamente que haverão duas atualizações distintas.

Vejo esse movimento mais como uma forma de soltar atualizações suplementares de correções de segurança para versões antigas do iOS, como será no iOS 14 com o iPhone 6s, assim que sair o iOS 15.

André Gorgen (@Banana_Phone)

Apple aprendendo com a Google como atualizar os iPhones, pois se tem algo em que o Android é bom é com atualizações.

Contém ironia