Windows 10 é atualizado para resolver bug de tela azul da morte

Microsoft liberou correção para atualização que causava tela azul no Windows 10 com impressão de documentos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 Imagem: Clint Patterson/Unsplash)
Windows 10 (imagem: Clint Patterson/Unsplash)

Impressoras são rebeldes por natureza. Não bastasse isso, usuários do Windows 10 vinham lidando com uma atualização para o sistema operacional que, depois de instalada, causava a emblemática tela azul da morte quando algum documento era enviado para impressão. Não mais: uma correção definitiva para o problema já está sendo liberada pela Microsoft.

A falha só não foi considerada mais grave por não afetar todo tipo de impressora. Apenas drivers de determinados equipamentos, como alguns modelos da Kyocera, Ricoh e Zebra, tinham relação com o bug.

Aos usuários afetados pelo problema, a Microsoft orientava a desinstalação do update problemático (KB5000802) ou a aplicação de uma correção temporária até uma nova atualização ser disponibilizada.

Como essa não é uma falha crítica do ponto de vista da segurança, a correção definitiva poderia ser liberada apenas em uma próxima Patch Tuesday, ou seja, viria em um pacote cumulativo.

Mas, como o problema estava afetando a rotina de muitos usuários, principalmente no segmento corporativo, a Microsoft agiu rápido e já liberou a atualização.

Para instalá-la, basta ir em Menu Iniciar / Configurações / Atualização e Segurança e Windows Update. A correção em questão está dentro do pacote KB5001567, que deve aparece em Atualização de qualidade opcional disponível:

Correção KB5001567 no Windows Update (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Correção KB5001567 no Windows Update (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Note que essa atualização é direcionada ao Windows 10 20H2. Em computadores com versões mais antigas do sistema operacional (1903 / 1909), a correção em questão aparece no pacote KB5001566.

Em ambos os casos, basta clicar Baixar e Instalar e reiniciar o computador para o procedimento ter efeito.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados