Início » Jogos » Como jogar Ratchet & Clank [Guia para iniciantes]

Como jogar Ratchet & Clank [Guia para iniciantes]

Está perdido no que fazer no jogo? Então veja algumas dicas básicas de como começar a jogar Ratchet & Clank

Vivi Werneck Por

Ratchet & Clank é um game de aventura, exclusivo do PlayStation, e que conta a história de Ratchet, uma espécie de felino, e o pequeno robô, Clank. Ambos precisam viajar pelo universo salvando mundos de influências malignas. Começou a jogar agora? Então dá uma olhada em algumas dicas de como jogar Ratchet & Clank.

Ratchet & Clank

Como jogar Ratchet & Clank (Imagem: Divulgação/Insomniac Games)

Como jogar Ratchet & Clank [Dicas básicas]

1. Acabe com todos os seus inimigos

Evite cair na tentação de eliminar só os inimigos que estiverem bloqueando seu caminho, deixando outros para trás ou até grupos deles. Não deixe ninguém vivo! A grande vantagem disso é a quantidade de pontos de experiência que vai conseguir, já que seus adversários são ótimas fontes de XP.

Antes de terminar uma fase, faça uma última varredura por qualquer inimigo que tenha deixado passar. Cada XP conta, especialmente tendo mais de 30 armas disponíveis para fazer melhorias.

2. Dê preferência às suas armas de tiro

Normalmente, alguns jogadores preferem poupar munição para inimigos menores ou menos perigosos (preferindo ataques corpo a corpo) e deixar os tiros para adversários mais fortes. Pois bem, para ambos os casos, sempre que possível dê preferência às suas armas de tiro.

O motivo é o seguinte: por mais que você também vá ganhar XP por abates corpo a corpo, ao usar uma arma de tiro os pontos de experiência pelo uso da arma serão somados ao ganho geral da eliminação de cada adversário.

Aumentar o nível das suas armas é importantíssimo para desbloquear novos upgrades (use armas variadas para melhorar o máximo delas possível). Portanto, procure usar ataques diretos apenas para quebrar caixas ou no caso de acabarem as balas.

3. Morrer, levantar e XP

Ninguém gosta de sofrer para derrotar uma horda de inimigos e, com a vida por um fio, ser abatido faltando pouquíssimos passos para ativar o checkpoint. É de querer jogar o controle na parede.

Mas não faça isso! Em Ratchet & Clank, toda a experiência que adquire ao abater inimigos não se perde quando você morre. Com isso, encare essa segunda oportunidade como uma espécie de bônus para conseguir pontos de experiência em dobro (ou triplo, e por aí vai, dependendo das vezes que morrer no mesmo lugar).

ratchet-clank

Como jogar Ratchet & Clank (Imagem: Divulgação/Insomniac Games)

4. Apenas use orbes de saúde se precisar

Há muitas caixas para esmagar espalhadas pelo cenário do jogo e realmente dá vontade de passar destruindo tudo. No entanto, no caso de encontrar orbes brilhantes azuis é bom se conter um pouco em pegá-las, caso sua barra de vida esteja confortável ainda.

Como não é tão fácil encontrar essas orbes de saúde, se não precisar de imediato deixe-as onde estão para algum uso futuro. É possível voltar para buscá-las, caso esteja na pior após encarar algum grupo de inimigos. Se estiver numa batalha contra algum chefão, fique perto dessas orbes, mas só às toque se realmente precisar.

5. Tenha paciência!

Não fique triste se não conseguir, de primeira, pegar todos os colecionáveis do jogo. Existem alguns locais secretos que apenas conseguirá alcançar e/ou desbloquear após ativar habilidades específicas para seu personagem.

Sem dar spoilers, há um equipamento em específico (mais para o final do game) que te ajudará a identificar esses colecionáveis mais facilmente. Inclusive, para fazer 100% do jogo você precisará mesmo jogá-lo novamente. Portanto, se for do tipo complecionista, seja paciente!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando