Google Chrome agora tem legenda instantânea para áudios e vídeos

Função do Chrome gera legenda instantânea para qualquer vídeo ou áudio em inglês; suporte a outros idiomas está nos planos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Legena instantânea no Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Legena instantânea no Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Google Chrome 89 para desktops chegou no início do mês com lista de links para ler depois e um gerenciamento melhorado de perfis. Mas essa não é a única novidade: um recurso de legenda instantânea para áudios e vídeos (live caption) também faz parte dos recursos da versão.

Esse é um recurso de acessibilidade que já vinha sendo testado no Chrome para dispositivos móveis. De acordo com o XDA Developers, a funcionalidade apareceu pela primeira vez nos aparelhos Google Pixel atualizados para Android 10 e, posteriormente, foi disponibilizado em smartphones de outras marcas, a exemplo dos modelos Galaxy S20 e do OnePlus 8.

Eis a ideia: gerar legendas automáticas e em tempo real para vídeos, podcasts e outros conteúdos que reproduzem áudio no navegador, recurso direcionado a usuários que têm algum tipo de deficiência auditiva, mas que também pode ser útil para quem, por alguma razão, quer deixar o som do computador desligado — a novidade também funciona se o áudio estiver no mudo.

Há duas ressalvas, porém. A primeira é que, por enquanto, a função de legenda instantânea só funciona com conteúdo em inglês, embora o suporte a outros idiomas esteja nos planos do Google.

A segunda é que o recurso não vem habilitado por padrão. Felizmente, essa limitação é fácil de contornar. Para ativar as legendas, basta ir em Configurações, rolar a tela até Avançado, clicar em Acessibilidade e, por fim, ligar a função Legenda Instantânea.

Outra opção é digitar chrome://settings/accessibility na barra de endereços e habilitar o mesmo botão. Em ambos os casos, o Chrome fará download de uma biblioteca para reconhecimento de fala.

Ativando a legenda instantânea (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ativando a legenda instantânea (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Note que, na descrição dessa opção, o Google explica que “o áudio e as legendas nunca deixam o dispositivo”, ou seja, o recurso não envia esses dados para os servidores da companhia.

Depois disso, a legenda instantânea aparecerá automaticamente em qualquer página que tiver conteúdo com áudio. O texto será exibido em uma caixa expansível na parte inferior do navegador.

Aparentemente, o recurso ainda está em fase de desenvolvimento, mas já funciona bem. Agora, resta torcer para que a compatibilidade com outros idiomas não demore a chegar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados