Início » Aplicativos e Software » Google Chrome agora tem legenda instantânea para áudios e vídeos

Google Chrome agora tem legenda instantânea para áudios e vídeos

Função do Chrome gera legenda instantânea para qualquer vídeo ou áudio em inglês; suporte a outros idiomas está nos planos

Emerson AlecrimPor

O Google Chrome 89 para desktops chegou no início do mês com lista de links para ler depois e um gerenciamento melhorado de perfis. Mas essa não é a única novidade: um recurso de legenda instantânea para áudios e vídeos (live caption) também faz parte dos recursos da versão.

Legena instantânea no Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Legena instantânea no Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Esse é um recurso de acessibilidade que já vinha sendo testado no Chrome para dispositivos móveis. De acordo com o XDA Developers, a funcionalidade apareceu pela primeira vez nos aparelhos Google Pixel atualizados para Android 10 e, posteriormente, foi disponibilizado em smartphones de outras marcas, a exemplo dos modelos Galaxy S20 e do OnePlus 8.

Eis a ideia: gerar legendas automáticas e em tempo real para vídeos, podcasts e outros conteúdos que reproduzem áudio no navegador, recurso direcionado a usuários que têm algum tipo de deficiência auditiva, mas que também pode ser útil para quem, por alguma razão, quer deixar o som do computador desligado — a novidade também funciona se o áudio estiver no mudo.

Há duas ressalvas, porém. A primeira é que, por enquanto, a função de legenda instantânea só funciona com conteúdo em inglês, embora o suporte a outros idiomas esteja nos planos do Google.

A segunda é que o recurso não vem habilitado por padrão. Felizmente, essa limitação é fácil de contornar. Para ativar as legendas, basta ir em Configurações, rolar a tela até Avançado, clicar em Acessibilidade e, por fim, ligar a função Legenda Instantânea.

Outra opção é digitar chrome://settings/accessibility na barra de endereços e habilitar o mesmo botão. Em ambos os casos, o Chrome fará download de uma biblioteca para reconhecimento de fala.

Ativando a legenda instantânea (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ativando a legenda instantânea (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Note que, na descrição dessa opção, o Google explica que “o áudio e as legendas nunca deixam o dispositivo”, ou seja, o recurso não envia esses dados para os servidores da companhia.

Depois disso, a legenda instantânea aparecerá automaticamente em qualquer página que tiver conteúdo com áudio. O texto será exibido em uma caixa expansível na parte inferior do navegador.

Aparentemente, o recurso ainda está em fase de desenvolvimento, mas já funciona bem. Agora, resta torcer para que a compatibilidade com outros idiomas não demore a chegar.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando