Windows 10 muda visual do Windows Explorer e ícone do Bloco de Notas

Nova build do Windows 10 traz mudanças no Windows Explorer, na organização de áreas de trabalho virtuais e mais

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 (Imagem: unsplash)
Windows 10 (imagem: Unsplash)

O Windows 10 está recebendo uma série de pequenas mudanças na interface que, quando somadas, podem incrementar a experiência do usuário com a plataforma. Um novo padrão de organização dos desktops virtuais é uma delas, bem como um visual renovado no Windows Explorer. Há novidades até para o Bloco de Notas, que vai ganhar um novo ícone.

Reorganização de desktops virtuais

Os desktops virtuais são uma mão na roda para quem lida com muitas tarefas no mesmo intervalo de tempo. Você pode ter uma área de trabalho com ferramentas profissionais e outra com aplicativos para estudos, por exemplo. Dependendo das circunstâncias, alternar entre elas pode ser mais prático do que pular de janela em janela.

Na Build 21337 do Windows 10, o usuário poderá reorganizar a posição das miniaturas dos desktops virtuais no modo de exibição de tarefas, que surge com o comando Windows + Tab.

Com a atualização, também será possível alterar o papel de parede de áreas de trabalho específicas, o que deve facilitar a distinção visual entre elas por usuários que usam desktops virtuais com frequência.

Reorganização de desktops virtuais no Windows 10 (animação: Microsoft)

Reorganização de desktops virtuais no Windows 10 (animação: Microsoft)

Novo visual do Windows Explorer

O Windows Explorer (chamado oficialmente de File Explorer ou, no Brasil, Explorador de Arquivos) também está sendo atualizado para exibir mais espaçamento entre seus elementos, o que deve tornar o seu uso um pouco mais confortável visualmente.

A Microsoft alerta que o novo visual ainda não foi finalizado, por isso, pode sofrer mudanças. Por outro lado, tudo indica que o grosso do trabalho já foi feito.

Usuários que não se adaptarem a essa mudança poderão voltar ao padrão atual ativando o modo compacto na opções do menu Exibir.

Novo visual do Windows Explorer (imagem: divulgação/Microsoft)

Novo visual do Windows Explorer (imagem: divulgação/Microsoft)

Bloco de Notas e outras mudanças

Entre as demais novidades reveladas pela Microsoft estão o Auto HDR, que melhora automaticamente a experiência com jogos compatíveis com HDR, novas configurações de legendas entre os recursos de acessibilidade e, claro, correções de bugs.

A inclusão definitiva do Windows Terminal como um aplicativo nativo do Windows 10 (e não mais como uma ferramenta a ser instalada separadamente) também faz parte das mudanças. Apesar disso, o Windows Terminal continuará sendo atualizado via Microsoft Store.

O Bloco de Notas (Notepad) também poderá ser atualizado por meio da loja de apps. Aliás, a ferramenta recebeu um ícone novo:

Novo símbolo do Bloco de Notas (imagem: divulgação/Microsoft)

Novo símbolo do Bloco de Notas (imagem: divulgação/Microsoft)

No momento, todas essas atualizações se limitam à Build 21337 do Windows 10, recém-liberada para participantes do programa Windows Insider. A disponibilização para todos os usuários vai levar mais algum tempo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados