Início » Jogos » Como jogar Overcooked! All You Can Eat [Guia para iniciantes]

Como jogar Overcooked! All You Can Eat [Guia para iniciantes]

Confira dicas de como jogar Overcooked! All You Can Eat e mande bem no jogo que é um verdadeiro "pesadelo na cozinha"

Diego Melo Por

Overcooked! All You Can Eat reúne os dois jogos da série e todas os DLCs em um único pacote, adicionando alguns “temperos” extras como remasterização em 4K e 60fps, novas fases, conquistas e chefões. Quer mandar bem em uma cozinha caótica? Então confira algumas dicas de como jogar Overcooked! All You Can Eat.

Como jogar Overcooked! All You Can Eat / Divulgação / Team 17

Overcooked! All You Can Eat (Imagem: Divulgação/Team 17)

Como jogar Overcooked! All You Can Eat

As dicas deste guia funcionam nos dois jogos do pacote, Overcooked e Overcooked 2, pois a jogabilidade não sofreu tantas mudanças de um game para o outro. No entanto, quando o macete é específico para um dos games, ele é indicado no decorrer do texto. Overcooked! All You Can Eat foi lançado para PS5, Xbox Series S/X, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

1. Use o Apressar e o Arremesso

As duas mecânicas mais importantes do jogo são o Apressar (Dash, em inglês) e Arremessar (Throw, em inglês). O Dash está presente desde o Overcooked original, e consiste no personagem dar uma pequena corrida para se movimentar mais rápido pelo cenário e escapar de plataformas que despencam.

Já o Arremesso foi introduzido em Overcooked 2, sendo mais uma alternativa para os cozinheiros se ajudarem em meio ao caos da cozinha. Com esse movimento, o jogador pode arremessar qualquer objeto em qualquer direção, seja uma frigideira para um colega ou um ingrediente diretamente na panela.

Dominar e combinar essas duas mecânicas é essencial para conseguir dar conta de todas as receitas e obter a pontuação perfeita de três estrelas em cada fase.

Como jogar Overcooked! All You Can Eat / Divulgação / Team 17

Cozinhe em lugares inusitados (Imagem: Divulgação/Team 17)

2. Jogue com amigos e distribua tarefas

Apesar de ser um jogo com foco no multiplayer, você também pode jogar a série Overcooked sozinho. Nesse modo, o jogador controla dois cozinheiros ao mesmo tempo, alternando entre eles enquanto corta e cozinha os ingredientes.

No entanto, para ter a “experiência completa”, é altamente recomendável jogar com mais pessoas. No modo multiplayer, o caos é generalizado, exigindo uma boa dose de comunicação e coordenação para vencer os desafios dos cenários (como veículos em movimento e áreas divididas) enquanto tenta completar as receitas e entregar os pratos dentro do prazo – e se divertir no meio disso tudo.

Outra vantagem de jogar com amigos é poder dividir as tarefas, mesmo nos cenários em que todos os jogadores podem fazer de tudo. Conforme a história progride, a complexidade das receitas aumenta, e definir o foco de cada membro da equipe pode ser o diferencial para obter as três estrelas de avaliação.

Como jogar Overcooked! All You Can Eat / Divulgação / Team 17

Comunicação e trabalho em equipe são essenciais (Imagem: Divulgação/Team 17)

3. Fique de olho nas panelas e foque em uma receita por vez

Se você está jogando Overcooked pela primeira vez, nas primeira fases o processo pode parecer tranquilo. Mas não se engane: em pouco tempo, o pesadelo na cozinha irá começar, e é aí que o jogo fica ainda mais divertido (mas também um pouco frustrante).

Você e seus amigos terão atender a inúmeros pedidos ao mesmo tempo, e a dica de ouro é focar em apenas um prato por vez. Pode parecer que não vai dar tempo de entregar tudo (e não vai mesmo), mas para obter todas as estrelas, é melhor entregar uma sequência menor de pratos perfeitos do que vários errados ou ruins.

Outra atividade importante na cozinha é não se esquecer das panelas no fogo. Além de queimar o ingrediente e estragar a receita, o fogo pode se espalhar por todo o ambiente, e alguém terá que interromper o que está fazendo para pegar o extintor e apagar as chamas.

4. Mantenha os pratos limpos e os ingredientes cortados

Em Overcooked, todo mundo é, ao mesmo tempo, chefe e auxiliar de cozinha – ou seja, todos terão que lavar a louça em algum momento. Sem pratos limpos, você não consegue enviar a comida para o restaurante, e cada cliente impaciente é um ponto a menos no score final.

Uma dica para agilizar o processo é, em cenários mais “tranquilos”, deixar a acumular uma pequena pilha de louça suja e lavá-las toda de uma vez, mas sempre se atentando para os pratos que continuam voltando do restaurante. Em algumas receitas, como o hambúrguer, você também pode usar o pão como um prato, colocando alfaces e tomates nele enquanto a carne não fica pronta.

Para adiantar outras receitas, você e seus companheiros também podem ir cortando os legumes conforme eles chegam. Não há uma “Vigilância Sanitária” no universo de Overcooked, então não se preocupe em acumular vários ingredientes jogados no canto da cozinha para economizar tempo.

Como jogar Overcooked! All You Can Eat / Divulgação / Team 17

Ajude o Rei Cebola a salvar o mundo (Imagem: Divulgação/Team 17)

5. Preste atenção na paciência dos clientes

Os restaurantes de Overcooked! All You Can Eat podem não ter estrelas Michelin, mas estão sempre lotados. Isso significa que você e seus amigos terão que atender a muitos pedidos ao mesmo tempo.

Cada ordem que chega tem uma barra embaixo do ícone do prato, que desce conforme a paciência do cliente se esgota. Quanto mais cedo o prato for entregue corretamente, mais satisfeito o cliente fica.

Dependendo da fase, você não precisa entregar todos os pedidos que chegam, mas sim satisfazer totalmente os clientes que receberem seus pratos quentinhos e no tempo correto. Com isso em mente, uma estratégia válida em situações caóticas é focar nos pratos que têm mais tempo disponível, ignorando aqueles com o prazo praticamente terminando.

Com informações: Games Hedge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando