Início » Aplicativos e Software » Windows 10 ainda tem problemas após atualização de março, avisa Microsoft

Windows 10 ainda tem problemas após atualização de março, avisa Microsoft

Mesmo com correções, usuários ainda relatam tela azul no Windows 10; para piorar, Microsoft aponta para outros problemas

Emerson AlecrimPor

Mesmo que você seja ateu, talvez seja uma boa ideia fazer uma oração ao atualizar o Windows 10: após liberar uma correção que corrige a falha que faz o sistema operacional exibir a tela azul da morte quando algum documento é enviado para impressão, a Microsoft alertou que usuários ainda podem ter problemas relacionados a isso.

Windows 10 Imagem: Clint Patterson/Unsplash)

Windows 10 (imagem: Clint Patterson/Unsplash)

A falha em questão ocorre após a instalação da atualização KB5000802, liberada pela Microsoft em 9 de março, e causa tela azul no Windows 10 quando o usuário tenta usar determinadas impressoras de marcas como Kyocera, Ricoh e Zebra.

No dia último dia 15, a companhia liberou dois pacotes que corrigem a falha: KB5001566 (Windows 10 1903 / 1909) e KB5001567 (Windows 10 20H2). Problema resolvido, certo?

Não para todo mundo. Após a instalação dessas atualizações, alguns usuários relataram que ainda continuam se deparando com a tela azul ao tentar imprimir documentos.

Para piorar, quase que ao mesmo tempo, a Microsoft alertou no Windows 10 Health Dashboard que o usuário “pode obter resultados inesperados ao imprimir a partir de alguns aplicativos”, mesmo se a atualização do dia 15 tiver sido instalada.

Entre esses “resultados inesperados” estão códigos de barra, QR Codes e outros elementos gráficos que, nas impressões, saem como caixas pretas ou coloridas. Linhas faltantes em tabelas e páginas em branco também podem ocorrer na tentativa de impressão de documentos, dependendo do aplicativo ou da impressora em uso.

Além do Windows 10 em diferentes edições, o problema afeta várias versões do Windows Server, de acordo com o pacote de atualização instalado:

  • KB5000802: Windows 10 2004 / 20H2 e Windows Server 2004 / 20H2
  • KB5000808: Windows 10 1909 e Windows Server 1909
  • KB5000822: Windows 10 1809 e Windows Server 2019
  • KB5000809: Windows 10 1803 e Windows Server 1803

A Microsoft afirma que já está trabalhando na correção e promete liberá-la nos próximos dias.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danílio Costa da Silva (@Daniliocs)

Eu instalei essa semana e na anterior todas as atualizações disponíveis, mas o meu notebook ficou “estranho”, percebo micro travamentos quando vou sair de estados ociosos, alguns ruídos no áudio dos alto-falantes e percebi uma queda de desempenho no Genshin Impact. Estou seriamente pensando e desinstalar essas últimas duas “correções” deles.

André Noia (@Andre_Noia)

Eu estou com esses microtravamentos também, mas no meu caso eu atualizei com a 20H2 e não sei exatamente se essa foi a causa ou se alguma outra atualização está me prejudicando. Pra piorar, meu notebook é bem antigo (Core i3 de 1º geração!) e tá sendo exigido pra trabalho cada vez mais. Já desinstalei essa 20H2, mas o problema persiste. Não encontrei a KB5000802 instalada aqui.

Rodrigo C. (@RodriC)

Há quem defenda, dizendo que nunca teve problemas e o pessoal tá de mimimi. Tem gente que recomenda troda HDD por SSD como solução. Coisa de louco isso! kkkkkk
Eu mesmo enfrentei problemas a partir do dia que saí da plataforma AMD, com um Phenom II X4, para um Intel i5. Com o Phenom tinha pequenos bugs e era tranquilo. Me parece que o sistema roda um pouco melhor em processadores antigos da Intel porque rodei tranquilo em um Core2Duo com 4GB, mas com alguns bugs. No i5 foi terrível. Pelo que sei, alguns computadores não terão tanto bugs porque são idênticos aos que são testados no laboratório.
Atualmente, meu laptop com i5 3220, com 6GB está rodando bem, mas sofreu bastante antes.
A Microsoft deveria ter iniciado um novo sistema e encerrado o 10 há anos atrás. O Vista durou uns 2 anos por causa dos problemas, mas ele foi corrigido enquanto era distribuído e ficou uma beleza. O 7 chegou e logo tomou o lugar porque era melhor em hardwares antigos, coisa que o Vista não foi bom somente no início, fazendo os usuários fugirem dele.

𝕮𝖆𝖗𝖑𝖔𝖘 ⚯͛ (@IanCarlos)

pior que uma parente está com problemas pra imprimir na impressora Epson dela, a impressão quando vai direta pelo Windows, corta (não imprime) no meio da página … fui olhar remotamente e vi que o windows dela está desatualizado … ou pelo visto esses problemas com impressoras começou com atualizações bem antigas, ou é algo que ainda não identifiquei. reinstalei e impressora e mesmo assim o problema persiste … imprimir do celular vai normal, por programas como Word, Adobe (PDF) vai normal, mas a impressão direta do Windows corta.

² (@centauro)

Isso pode ser problema no hardware também, ainda mais que você disse que são antigos.
Eu tentaria usar uma live distro qualquer pra acessar o disco, fazer backup do que for importante e formatar pela live distro.

Pela diferença de preço entre Mac e PC aqui no Brasil, não pagar pelo MacOS não é um grande diferencial…