Desmanche do HomePod Mini revela sensores escondidos de temperatura e umidade

Além do HomePod Mini, a Apple já escondeu componentes em dispositivos no passado, como a antena Bluetooth em um iPod Touch

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sensor de temperatura e umidade no HomePod Mini (Imagem: divulgação/iFixit)
Sensor de temperatura e umidade no HomePod Mini (Imagem: divulgação/iFixit)

O iFixit divulgou detalhes internos do HomePod Mini, versão diminuta do descontinuado HomePod de 2017 – lançado no ano seguinte. A caixa de som pode não ser muito empolgante por dentro, mas a empresa famosa por criar guias de reparo encontrou um sensor escondido e que pode ser ativado pela Apple a qualquer momento.

O HomePod Mini é um alto-falante inteligente da Apple, lançado no final do ano passado como resposta da empresa para o sucesso da concorrência neste tipo de produto: que é menor, só que nem por isso muito menos potente. Este speaker acabou sendo o único comercializado pela empresa da maçã desde o começo de março deste ano, mas ele esconde um segredo extra.

Foi o que encontrou o pessoal do iFixit, ao abrir o produto a pedido do veículo de imprensa Bloomberg. O componente em questão é um sensor fabricado pela Texas Instruments, com nome de HDC2010 e está situado quase na base do HomePod Mini, distante de outras partes e mais próximo do ambiente externo – assim pode executar as medições com mais precisão, sem a influência do possível aquecimento de partes internas.

Ele é bastante pequeno, sendo um quadrado de apenas 1,5 milímetro de altura e largura, indicado por fontes próximas ao assunto como capaz de medir a temperatura e umidade do ambiente onde o HomePod Mini estiver instalado, sem depender de nenhum acessório ou produto extra.

Sensor de temperatura e umidade do HomePod Mini tem 1,5 milímetro (Imagem: divulgação/iFixit)

Sensor de temperatura e umidade do HomePod Mini tem 1,5 milímetro (Imagem: divulgação/iFixit)

Ao que parece, o sensor ainda não tem uma função clara para o produto, não foi abertamente divulgado pela Apple e pode até estar desativado, esperando apenas uma atualização de software para trabalhar em conjunto com a Siri, ou então outras partes de casa conectada com base no HomeKit – que não é tão popular como as soluções do Google e Amazon.

É possível especular sua função como um sensor extra, capaz de ativar o ar condicionado, ou umidificador de ar, ou então desligar o aquecedor quando a umidade relativa do local já está muito baixa. Tudo isso com ajuda de sensor dedicado, aumentando consideravelmente a precisão da aferição e não dependendo de hardware instalado no dispositivo que foi ligado ou desligado.

Este novo sensor pode ser outro motivo para a Apple ter focado seus esforços apenas no HomePod Mini, desistindo por completo de seu irmão mais velho e maior. Além de muito mais barato, custando apenas 28,5% do valor de lançamento do HomePod original, o alto-falante inteligente agora oferece mais funções e está menos distante da concorrência, já que o Amazon Echo de quarta geração conta com um componente muito semelhante.

Apple já escondeu componentes como o do HomePod Mini

Essa não é a primeira vez que a Apple coloca um componente dentro de seu produto e não avisa ninguém durante o lançamento. Este cenário aconteceu com o iPod Touch de segunda geração, anunciado e lançado em 2008. O produto trazia no lado de dentro uma antena Bluetooth com as capacidades tradicionais deste recurso para gadgets móveis da empresa.

Só no ano seguinte ao seu lançamento a Apple liberou o Bluetooth, com ajuda de uma atualização de software enviada para todos os dispositivos lançados. Com este histórico não tão recente, é bem provável que o HomePod Mini passe pelo mesmo caminho.

Com informações: Bloomberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados