Opera para iOS muda de nome e ganha novo visual

Opera Touch para iOS agora é apenas... Opera; nova versão do navegador traz interface mais limpa e moderna

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Novo Opera no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Novo Opera no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Opera está longe de ser o navegador mais popular no iOS, mas segue tentando ocupar um espaço significativo na plataforma. Nesta segunda-feira (22), o aplicativo ganhou uma roupagem mais moderna e um nome simplificado: no lugar de Opera Touch, o navegador agora é chamado apenas de… Opera.

A mudança de nome pode parecer uma ação irrelevante, mas, na verdade, contribui para reforçar a presença do navegador no ecossistema da Apple por diminuir o risco de confusão. Um nome como Opera Touch pode fazer o usuário se perguntar “será que esse é o Opera mesmo?”, por exemplo.

No Android, o Opera Touch continua existindo, porém, bem como a versão tradicional do browser.

Mas é a mudança de interface que faz mais diferença aqui. De acordo com a Opera, o navegador agora tem visual mais moderno, mas sem abrir mão de seu design minimalista.

A reformulação inclui remoção de sombras em elementos e dos planos de fundo com efeito degradê para adicionar ao Opera um aparência mais limpa e, ao mesmo tempo, atual. Já o ícone roxo que caracterizava o Opera Touch foi substituído pelo logotipo convencional da Opera, com o ‘O’ em vermelho.

O Botão de Ação Rápida (visto na primeira imagem deste texto), que facilita o uso do Opera com apenas uma mão, foi mantido, mas pode ser necessário ativá-lo nas configurações do navegador. O recurso permite que o usuário alterne rapidamente entre as abas abertas, bem como abra ou feche guias simplesmente tocando no ícone centralizado na área inferior.

O modo Flow do Opera (imagem: reprodução/Opera Software)

O modo Flow do Opera (imagem: reprodução/Opera Software)

Outros recursos mantidos incluem o Flow, que permite sincronizar o Opera para iOS ao Opera para desktops por meio de um QR Code (função útil para compartilhamento de links, notas, imagens e afins), o bloqueador nativo de anúncios e a Carteira Criptografada (Crypto Wallet), que dá suporte ao Ethereum.

Se as mudanças anunciadas hoje aumentarão a base de usuários do Opera, ainda não dá para saber, mas a Opera Software celebra o fato de as versões móveis de seu navegador baseadas no projeto Touch contarem, atualmente, com quase três milhões de usuários ativos por mês.

O novo Opera para iPhone ou iPad já pode ser baixado na App Store.

Receba mais sobre Opera na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados