Google e Microsoft se unem para melhorar compatibilidade entre navegadores

Com a iniciativa Compat2021, Google e Microsoft devem padronizar como navegadores exibem algumas propriedades de CSS

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash)
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças)

Uma iniciativa formada por empresas como Google e Microsoft quer tornar os navegadores mais compatíveis entre si. Batizada de Compat2021, a medida se concentra em padronizar como cada software apresenta as páginas. A ideia é se aproximar de um padrão que facilite o trabalho de desenvolvedores.

Pensando nisso, o grupo analisou as principais preocupações dos desenvolvedores. Os itens foram definidos a partir de pesquisas de organizações como a Mozilla Developer Network e das buscas mais comuns no site CanIUse, que indica quais propriedades são suportadas por cada navegador.

Chrome e Edge querem padronizar propriedades CSS

A partir dessas informações, Google, Microsoft e Igalia, empresa responsável pelo motor de renderização WebKit, trabalharão para que os navegadores ofereçam menos problemas. Neste ano, o foco estará em propriedades de CSS que são exibidas de maneiras diferentes em cada navegador. A Compat2021 deve melhorar as seguintes propriedades:

  • CSS Flexbox
  • CSS Grid
  • CSS Positition: sticky
  • CSS Aspect-ratio
  • CSS Transform

A Flexbox, por exemplo, é voltada para criar estruturas de páginas. A propriedade é a mais conhecida e usada por desenvolvedores, segundo a pesquisa State of CSS de 2020. No entanto, ela é apontada como o principal problema na pesquisa anual de compatibilidade da Mozilla Developer Network.

A propriedade Transform, por sua vez, serve para girar e escalar elementos na página, por exemplo. O Google afirma que ela é usada em 80% das páginas carregadas no Chrome. Apesar disso, ela passa em apenas 55% dos testes de compatibilidade entre os navegadores.

O Google afirma que o objetivo para 2021 é “eliminar os problemas de compatibilidade de navegador” nestas cinco áreas para que os desenvolvedores possam trabalhar com bases confiáveis. A Microsoft afirma que a equipe do Edge “pretende contribuir com correções no Chromium para passar em 100% dos testes CSS Grid”.

Com informações: Google, Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados