Início » Negócios » Ação contra Apple por teclado problemático em MacBooks avança nos EUA

Ação contra Apple por teclado problemático em MacBooks avança nos EUA

Nos Estados Unidos, Apple está sendo processada por falhas no famoso e problemático teclado borboleta dos MacBooks

Darlan Helder Por

Eis mais uma polêmica envolvendo o problemático teclado borboleta dos MacBooks. Desta vez, a Apple está sendo processada nos Estados Unidos devido aos danos causados pelo equipamento frágil. A ação coletiva cobre qualquer pessoa que adquiriu o computador com esse tipo de teclado em sete estados entre os anos de 2015 e 2019.

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A ação foi homologada pelo juiz Edward Davila e atende todos os consumidores de MacBooks nestes sete estados: Flórida, Califórnia, Nova York, Washington, Illinois, Michigan e Nova Jersey. Portanto, o processo atenderá pessoas que compraram MacBook entre 2015 e 2017, MacBook Pro entre 2016 e 2019 e MacBook Air entre 2018 e 2019, todos com o teclado borboleta, famoso por ser mais fino, baixo e frágil.

O problema já gerou muita dor de cabeça para a Apple, com clientes alegando que, às vezes, o equipamento travava (com teclas emperradas) e, em outros momentos, ficava pressionado.

A ação afirma que a Apple sabia dos defeitos e que o programa de recall não foi suficiente para sanar o problema. Por isso, os responsáveis pelo processo dizem que a empresa violou várias leis, como a de Práticas Comerciais Injustas e Enganosas (da Flórida), Lei de Proteção ao Consumidor (do Michigan) e a Lei de Concorrência Desleal (da Califórnia).

Teclado borboleta (Imagem: Divulgação/Apple)

Teclado borboleta (Imagem: Divulgação/Apple)

Esse tipo de teclado não é mais encontrado em novos computadores da marca (que passaram a usar o teclado tesoura), mas muitos consumidores ainda estão usando MacBooks com o mecanismo borboleta. E é por isso que os advogados responsáveis pelo processo solicitam que outras pessoas entrem em contato para relatar o problema:

Milhares de consumidores relataram que o teclado de borboleta da Apple resultou em teclas pegajosas e sem resposta, o que interfere na capacidade do usuário de digitar. Nosso caso alega que o teclado de borboleta da Apple é produzido e montado de forma que quando quantidades mínimas de poeira ou detritos se acumulam sob ou ao redor de uma tecla, quando pressionadas, elas não são registradas corretamente. Se você comprou um dos computadores mencionados acima, nossa ação coletiva pode afetá-lo.

Com informações: The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando