Início » Finanças » Preciso atualizar o Caixa Tem para receber o Auxílio Emergencial?

Preciso atualizar o Caixa Tem para receber o Auxílio Emergencial?

Não é preciso atualizar o cadastro do Caixa Tem para participar do programa e receber as parcelas Auxílio Emergencial para 2021

Lucas Lima Por

A Caixa Econômica Federal convidou os usuários a atualizar o cadastro da poupança social digital do Caixa Tem. O processo será feito durante todo o mês de março de 2021 e gerou confusão quanto à relação com o novo Auxílio Emergencial. A atualização cadastral não tem relação com o recebimento do benefício, entenda por quê.

Aplicativo Caixa Tem é usado para receber o Auxílio Emergencial (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Aplicativo Caixa Tem é usado para receber o Auxílio Emergencial (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Devo atualizar o Caixa Tem para ter o Auxílio Emergencial?

Não, segundo a nota publicada pela Caixa, essa atualização cadastral da poupança social digital do Caixa Tem está sendo feita apenas para garantir melhores serviços aos clientes. O comunicado diz o seguinte:

A ação tem o objetivo de oferecer mais segurança, vantagens e praticidade aos clientes. A atualização é feita totalmente pelo celular, não sendo preciso ir até uma agência do banco. Basta acessar o aplicativo e seguir as orientações.

A medida gera confusão porque a opção “Atualize seu cadastro” aparece na tela inicial do Caixa Tem, na primeira opção do menu. E, por ser a conta responsável pelos depósitos do Auxílio Emergencial, é comum que a relação seja feita com o benefício.

Essa atualização é feita de forma escalonada até o dia 31 de março de 2021, seguindo calendário de mês de nascimento do cliente.

Lembrando que o cadastro para receber o benefício, no começo de 2020, era feito em outro aplicativo: o Auxílio Emergencial, não no Caixa Tem. Nesse processo de recadastramento do Caixa Tem, os dados solicitados são apenas uma foto (selfie) e um documento de identificação (RG ou CNH).

O que tenho que fazer para receber o Auxílio de 2021?

Nada. Não existe um novo cadastro para novos beneficiários do Auxílio Emergencial para 2021. O Ministério da Cidadania afirmou que a análise será feita pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), considerando apenas o público que recebeu a última parcela em dezembro de 2020 e as novas regras.

Essa relação de quem tem direito ao Auxílio Emergencial de 2021 será finalizada até o fim de março de 2021. A partir de 1º de abril, os cidadãos poderão ver se foram ou não contemplados com as novas parcelas no site consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta.

Para entender as novas regras do programa, veja:

Com informações: Caixa, Ministério da Cidadania.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando