Início » Jogos » Como jogar Fallout 4 [Guia para iniciantes]

Como jogar Fallout 4 [Guia para iniciantes]

Veja nossas dicas de como jogar Fallout 4, o RPG de ação e mundo aberto ambientado em um selvagem cenário pós-apocalíptico

Ronaldo Gogoni Por

Fallout 4 é um RPG de ação e mundo aberto, o quarto capítulo da franquia pós-apocalíptica disponível para diversas plataformas. O jogador assume o papel de um sobrevivente em um cenário devastado pelo holocausto nuclear, buscando sobreviver a todo custo. Confira a seguir nosso guia e aprenda como jogar Fallout 4.

Fallout 4 (Imagem: Divulgação/Bethesda Game Studios/Microsoft)

Fallout 4 (Imagem: Divulgação/Bethesda Game Studios/Microsoft)

O que é Fallout 4?

Fallout 4 é um RPG de mundo aberto desenvolvido pela Bethesda (DOOM, série The Elder Scrolls) e o 4º título da franquia Fallout, sem contar os spin-offs. Seus games são ambientados em um cenário pós-guerra nuclear, centrado em sobreviventes que se protegem em abrigos atômicos, e que depois de muito tempo saem para explorar o que sobrou do planeta.

Em Fallout 4, o protagonista é o único sobrevivente do cofre 111, que é mantido em animação suspensa por 200 anos, até acordar em 2287, quando seu parceiro(a) é morto por pessoas misteriosas, que raptam seu filho. Sua missão é sobreviver em um ambiente inóspito, com perigos por todos os lados, enquanto busca por pistas que levem até a criança.

Em que plataformas está disponível?

Fallout 4 foi lançado em novembro de 2015 para PS4, Xbox One e Windows, e é compatível com PS5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.

Quais os requisitos para jogar no PC?

Componente Configurações mínimas Configurações recomendadas
Processador Intel Core i5-2300, AMD Phenom II X4 945 ou equivalente Intel Core i7 4790, AMD FX-9590 ou equivalente
Memória RAM 8 GB 8 GB
Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 550 Ti de 2 GB, AMD Radeon HD 7870 de 2 GB ou equivalente Nvidia GeForce GTX 780 de 3 GB, AMD Radeon R9 290X de 4 GB ou equivalente
Espaço em disco 30 GB 30 GB
Sistema operacional Windows 7, 8 ou 10 de 64 bits Windows 7, 8 ou 10 de 64 bits

1.Gaste seus pontos de perks com sabedoria

Exemplos de perks e seus níveis em Fallout 4 (Imagem: Divulgação/Bethesda Game Studios/Microsoft)

Exemplos de perks e seus níveis em Fallout 4 (Imagem: Divulgação/Bethesda Game Studios/Microsoft)

Os pontos de perks (atributos) são essenciais para evoluir seu personagem, e você pode usar alguns deles durante a criação de seu avatar, mas evite maximizar um perk até o nível 11. Ao invés disso, distribua os pontos de forma mais uniforme, no máximo indo até o nível 8.

Durante o jogo, poupe os pontos e procure itens como os Bobbleheads e os livros You’re SPECIAL!, que permitem evoluir seus perks também. Assim, você pode usar os pontos para comprar os que você não desbloqueou.

2. Salve o tempo todo

Fallout 4 (Imagem: Reprodução/Bethesda Game Studios/Microsoft)

Fallout 4 (Imagem: Reprodução/Bethesda Game Studios/Microsoft)

Fallout 4 é um jogo difícil, onde inimigos e monstros mutantes espreitam para fazer picadinho de você. Embora ele possua um recurso de autosave, que pode ser ajustado para ser acionado com mais frequência, é altamente recomendado salvar seu progresso sempre que puder, usando o salvamento rápido no menu da pausa.

Uma boa prática é manter mais de um save, para evitar bugs no jogo que possam vir a corromper seu progresso, embora eles sejam bem menos frequentes após várias atualizações que Fallout 4 recebeu ao longo dos anos. Ainda assim, seguro morreu de velho.

3. Aprenda a usar o Pip-Boy

Fallout 4 (Imagem: Reprodução/Bethesda Game Studios/Microsoft)

Fallout 4 (Imagem: Reprodução/Bethesda Game Studios/Microsoft)

O computador de pulso Pip-Boy é de longe a ferramenta mais necessária de Fallout 4. Com ela você pode gerenciar seus status, evoluir seus perks, checar seu inventário, trocar seus equipamentos e armas, verificar o mapa e etc. Outras funções incluem ouvir gravações espalhadas pelo mundo, e algumas delas trazem novas missões.

A função de rádio é essencial, não só para ouvir música, mas para sintonizar frequências encontradas durante a exploração. Algumas também abrem novas missões, de pessoas em apuros a novos esconderijos, prontos para você explorar.

4. Cuide dos assentamentos que criar

Fallout 4 (Imagem: Reprodução/Bethesda Game Studios/Microsoft)

Certas regiões, como a inicial em Sanctuary Hills, oferecem a opção de criar assentamentos, que serão bases de operações para você e moradias para outros sobreviventes aliados. Você pode construir habitações, restaurar móveis, criar plantações, o básico para que as pessoas possam viver.

No entanto, os assentamentos atraem a atenção de inimigos, por isso é importante investir nas defesas dos povoados. Sempre colete lixo e crie barricadas nas novas cidades, e aproveite as opções de crafting para aproveitar qualquer coisa em itens mais úteis.

5. Pegue leve com a Power Armor

Fallout 4 (Imagem: Divulgação/Bethesda Game Studios/Microsoft)

A Power Armor é uma armadura blindada ideal para explorar as regiões mais perigosas de Fallout 4, mas embora a primeira versão esteja disponível logo no início do jogo, usá-la custa muitos recursos. Os núcleos de fusão que ela consome são bem limitados, e qualquer dano sofrido deve ser reparado logo, o que não sai nada barato.

Diferente de Fallout 3 e Fallout New Vegas, não é recomendado usar a Power Armor de Fallout 4 o tempo todo. Ao invés disso, ela é mais útil em momentos críticos, como se fosse um “poder especial” para ser usado na hora necessária.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando