Início » Jogos » Qualcomm pode estar trabalhando em cópia do Nintendo Switch com Android

Qualcomm pode estar trabalhando em cópia do Nintendo Switch com Android

Console da Qualcomm teria controles destacáveis e suporte aos aplicativos e serviços disponíveis na Google Play Store

Ana Marques Por

A Qualcomm, famosa por fornecer chips para a indústria de smartphones, pode estar planejando uma inserção no mercado de eletrônicos de consumo. De acordo com o Android Police, a empresa estaria desenvolvendo um console em formato similar ao Nintendo Switch, rodando Android e utilizando os chipsets Snapdragon.

Nintendo Switch (Imagem: Stillness Jnmotion / Unsplash )

Nintendo Switch (Imagem: Stillness Jnmotion / Unsplash )

Os rumores indicam que o dispositivo contará com controles destacáveis, no estilo “Joy-Con”. O corpo do console seria semelhante a um smartphone, com tela de 6,65 polegadas, mas com espessura maior do que os celulares tradicionais para melhorar a eficiência do processador e incluir uma bateria consideravelmente grande, de 6.000 mAh. A Qualcomm incluiria ainda tecnologia Quick Charge para carregamento rápido.

Segundo o Android Police, os gamepads estão sendo projetados por um fornecedor premium, que não teve seu nome revelado. Os dispositivos também teriam suporte a monitores externos, mas ainda não se sabe se seria por meio de uma porta mini HDMI ou pela porta USB-C.

Console rodaria Android 12 com suporte completo à Play Store

O console da Qualcomm deve rodar o Android 12 com uma interface personalizada, oferecendo suporte completo para apps e serviços da Play Store. A empresa também planeja incluir o app Epic Games Store em seu dispositivo.

Se os rumores estiverem corretos, o console será apresentado no primeiro trimestre de 2022, com direito ao suporte a 5G (com o modem X55). Espera-se que o preço fique em torno dos US$ 300. Entretanto, segundo a fonte ouvida pelo Android Police, a fabricante não tem a ambição de ser um sucesso comercial no setor da noite para o dia.

A Qualcomm não comentou os rumores sobre o possível lançamento.

Com informações: Android Police

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

300 dólares pra jogar joguinho de celular e emular jogo antigo?? Boa sorte. Nintendo Switch vende por causa dos jogos, não por causa da idéia em si. Só o fato desse aparelho rodar Android já vai fazer ele perder desempenho pra caceta também.

Lucas Santos (@lucasmas16)

Vai faltar o principal, jogos da nintendo.

R F (@R_F)

O Horizon OS utiliza algumas bibliotecas que foram feitas para o Android, mas o kernel não é baseado em Android, logo não necessita de uma VM do Java para execução dos aplicativos e jogos.

Apesar de Java hoje não ser mais considerado algo “lento”, ainda assim a VM acaba sendo a maior responsável pelo uso de recursos. Isso afeta na alocação de memória, CPU e até bateria, que são recursos aonde considera-se vital manter um uso econômico desses recursos para um hardware portátil híbrido.

Abrindo um parênteses, por isso vemos baterias excedendo 5000mAh em dispositivos Android que duram o mesmo que uma bateria de 2000mAh em um dispositivo com iOS (atual).