BBC micro:bit v2, computador educacional baratinho, é homologado pela Anatel

Computador de placa única é semelhante ao Raspberry Pi e permite o aprendizado de linguagens de programação

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
BBC micro:bit v2 (Imagem: Divulgação/Micro:bit Educational Foundation)
BBC micro:bit v2 (Imagem: Divulgação/Micro:bit Educational Foundation)

O BBC micro:bit v2 foi homologado pela Anatel e já pode ser comercializado no Brasil. O computador de placa única é semelhante ao Raspberry Pi e tem foco no uso educacional, permitindo que especialmente crianças e jovens aprendam conceitos básicos de programação.

A segunda versão do micro:bit mantém o tamanho e compatibilidade da versão anterior, mas traz melhorias, como o suporte ao Bluetooth 5.0 e um poder de processamento quatro vezes maior do que o original com o chip nRF52833.

A memória RAM também aumentou em oito vezes, abrindo maiores possibilidades para programação, inclusive em MicroPython, o que era uma limitação.

Fotos do micro:bit v2 (Imagem: Reprodução/Anatel)

Fotos do micro:bit v2 (Imagem: Reprodução/Anatel)

Outros atributos do micro:bit v2 são o microfone e alto falantes integrados à placa, e um logotipo sensível ao toque, que permite mais um ponto de interação com o computador.

Certificado de conformidade técnica do micro:bit v2 (Imagem: Reprodução/Anatel)

Certificado de conformidade técnica do micro:bit v2 (Imagem: Reprodução/Anatel)

Preço e disponibilidade

Em 2017, a Positivo fechou uma parceria com a BBC para trazer o micro:bit ao Brasil com fins educacionais. Entretanto, atualmente, a primeira geração do dispositivo é vendida por aqui por cerca de R$ 300 no varejo.

Ainda não há informações sobre o preço do novo micro:bit no mercado nacional. No exterior, ele é vendido por pouco menos de 20 euros e pode ser encontrado no AliExpress por aproximadamente R$ 130.

Colaborou: Everton Favretto

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados