Início » Internet » Google muda Busca para priorizar informações oficiais sobre COVID-19

Google muda Busca para priorizar informações oficiais sobre COVID-19

Buscador do Google passa a exibir mais dados e notícias sobre COVID-19 e vacinação no Brasil

Darlan HelderPor

O Google está aprimorando seu buscador para ajudar pessoas que procuram por mais informações sobre a COVID-19 e a vacinação. A empresa ressalta que está destacando notícias relevantes publicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), PAHO (Organização Panamericana de Saúde) e órgãos locais. O Google lembra que “coronavírus” foi o assunto mais pesquisado pelos brasileiros no ano passado.

Busca do Google (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Busca do Google (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

COVID-19 e vacinação: as mudanças na Busca do Google

Ao acessar o buscador, os usuários encontrarão notícias sobre a pandemia “exibidas em carrosséis”, também há mais espaço para informações da vacinação, como um painel com o número de doses aplicadas, percentual da população vacinada e outras estatísticas sobre o tema. A procura pelo imunizante aumentou no Brasil: em março, a busca cresceu 47% em comparação com fevereiro, mostram dados do Google Trends. Para encontrar essas informações, a pessoa pode digitar no buscador: “vacina contra a COVID-19” ou “vacina covid”, bem como outros termos relacionados.

Busca do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Busca do Google (Imagem: Divulgação/Google)

“Essa nova experiência na Busca contempla ainda painéis informativos sobre as vacinas de fabricantes que já foram autorizadas pelos órgãos públicos, com informações da OMS”, diz a empresa.

Clicando no botão “Mais locais e estatísticas”, você consegue visualizar notícias jornalísticas e um mapa com as informações de vacinação em cada país. A ferramenta também conta com um painel que mostra quantas doses foram aplicadas em cada estado brasileiro, mas, até a publicação desta notícia, o site informa que “não há dados”. Ainda há detalhes de novos casos, mortes, testes realizados e mudanças na mobilidade.

Essa experiência mais ampla só está sendo liberada agora, mas o Google não disse porquê, e informou que “diante do novo cenário, a experiência na Busca foi sendo ampliada em um esforço constante e alinhado com a missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis para todos”.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Mota (@Ricardo_Mota)

Mas que maravilha, hein? Já estou ficando paranóico com tanta informação sobre covid, e vem a google me empurrar mais informações? Pior, informações em sua maioria falsas, de sites como g1, uol e cia. Isso sem contar que fica me monitorando a cada letra que digito em um browser ou no smartphone. Por isso uso e indico o duckduckgo.com. Zero perseguição. Lá eu consigo o que eu procuro em um buscador: resultados do que eu quero encontrar. Nada mais.

Igor (@Highwind)

Bom mesmo é viver numa bolha em que a Covid é uma gripezinha

Essa doença maldita já matou 300 mil pessoas e infelizmente essa tragédia só cresce.

Então sim, precisamos nos informar, usar máscara (de preferência PFF2/N95), evitar aglomerações, evitar ambientes fechados sem ventilação. No lado da saúde mental, se exercitar ao ar livre, meditação e uma alimentação menos pesada ajudam muito.

Quatro pessoas do meu convívio próximo pegaram, todas se curaram apenas bebendo água. Já aqui em casa ninguém pegou até hoje, somos todos saudáveis, nenhuma comorbidade, mas essa doença também pega pesado com jovens saudáveis sem dó nem piedade, então continuamos nos cuidando. Não existe tratamento precoce pra essa m****. Esses remédios não ajudam em nada e ainda têm efeitos colaterais seríssimos.

Ricardo Mota (@Ricardo_Mota)

Cara, não dá nem para discutir. Vc fala em viver em uma bolha, mas parece que é vc que vive nela. Poderia colocar aqui diversos links de especialistas respeitados falando sobre o tratamento precoce, mas talvez não adiante. Para quem é tão incisivo nas afirmações, talvez vc seja uma sumidade ignorada e incompreendida pela ciência. Fique com Deus, meu irmão, e se precisar, posso indicar um bom psiquiatra. Porque vc, vai precisar, ah vai.

² (@centauro)

Coloque, tenho interesse em ver quem são esses especialistas respeitados e o que eles falam sobre o assunto.

Disso tiramos que, lógicamente, água é a cura e todas as hospitalizações são um teatro que os poderosos que realmente estão no poder estão usando para controlar toda a população e aumentar ainda mais o seu poder porque sim! /s