Embraer revela primeiras imagens de táxi voador brasileiro

Vídeo publicado pela Embraer mostra testes com o protótipo de carro voador elétrico; o objetivo é que o veículo seja autônomo

Ana Marques
Por
• Atualizado há 5 meses
Protótipo do táxi voador da Embraer desenvolvido no Brasil (Imagem: Reprodução/Embraer)
Protótipo do táxi voador da Embraer desenvolvido no Brasil (Imagem: Reprodução/Embraer)

A Embraer divulgou um vídeo com as primeiras imagens do seu protótipo de táxi voador. O veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) é desenvolvido pela Eve Air Mobility, divisão de mobilidade urbana da EmbraerX, o braço de inovação da empresa.

Este é o primeiro protótipo funcional do eVTOL, que ainda não tem nome oficial. Neste estágio, ele parece um drone gigante, com 10 hélices movidas individualmente por motores elétricos, e ainda não é capaz de levar passageiros, sendo controlado remotamente.

O objetivo do projeto é entregar uma alternativa ao sistema de táxi aéreo tradicional para grandes centros urbanos, com menores custos e menos impactos ao meio ambiente. O próximo passo para a Eve deve aprimorar os sistemas de controle e propulsão.

De acordo com a Embraer, a versão final do táxi voador pode contar com duas hélices adicionais voltadas para trás, melhorando o desempenho do eVTOL em voo de cruzeiro. Espera-se também que, no futuro, a aeronave opere de forma completamente autônoma.

Um panorama sobre táxis voadores

Em 2017, a Embraer havia fechado uma parceria com a Uber para desenvolver táxis voadores. A expectativa era de que o serviço Uber Air fosse lançado até 2023 já com eVTOLs da empresa brasileira.

Em dezembro de 2020, a Uber precisou vender sua divisão de táxi aéreo, a Uber Elevate, para a Joby Aviation, que agora está no comando das operações. No último mês, a startup revelou seu primeiro eVTOL com capacidade para cinco pessoas, sendo uma delas o piloto. A empresa planeja lançar o serviço ao público até 2024.

Com informações: Auto Esporte

Receba mais sobre Embraer na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados