Início » Jogos » Como jogar Gran Turismo Sport [Guia para iniciantes]

Como jogar Gran Turismo Sport [Guia para iniciantes]

Confira algumas dicas sobre como jogar e pilotar as máquinas de Gran Turismo Sport, o simulador de corridas para PlayStation

Alvaro TeixeiraPor

A clássica franquia de jogos de corrida do PlayStation, Gran Turismo, tem em seu último título – Sport – uma obra-prima visual. Com detalhes incríveis de iluminação, desenho das pistas e projeto dos automóveis, o game é considerado um bom simulador automobilístico, competindo com outros títulos impressionantes, como Forza e Project Cars.

Gran Turismo Sport é o título mais recente dessa franquia clássica (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

Gran Turismo Sport é o título mais recente dessa franquia clássica (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

É bom aproveitar ao máximo os detalhes desenvolvidos no jogo, como a dirigibilidade e o som dos motores e curtir a atmosfera criada. Confira a seguir algumas dicas para aproveitar melhor e saber como jogar Gran Turismo Sport.

1. Abuse do tutorial – Modo Campanha

Gran Turismo Sport preza pela refinada dirigibilidade de cada automóvel e categoria. Cada carro tem seu estilo e formas de conduzir, portanto é importante fazer os tutoriais, praticar e literalmente aprender a pilotar os diferentes tipos de carros.

O modo Campanha, apesar do nome sugestivo, não segue uma progressão como carreira ou uma história. É uma sequência de tutoriais na chamada “Escola de pilotagem”, que apesar de poder causar certa frustração a quem prefira um modo mais tradicional de gameplay, é importante para familiarizar o jogador com a direção e comandos dos veículos.

Use o modo campanha para aprender a dirigir os carros (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

Use o modo campanha para aprender a dirigir os carros (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

A Campanha se divide em três etapas:

  • Escola de pilotagem: Os conceitos básicos de direção até alguns mais avançados e o estilo de direção de diferentes carros e categorias serão ensinados;
  • Desafios de missão: Os ensinamentos aplicados no tutorial da escola de pilotagem serão usados nessa etapa;
  • Experiência de circuito: Aqui são aplicadas todas as técnicas de direção voltadas para os circuitos completos. Dicas de traçados e voltas inteiras serão realizadas, com alguns circuitos mais simples e outros bem complexos, que exigirá bastante aplicação;

2. Conclua as missões para ganhar dinheiro

Cada missão concluída rende dinheiro do jogo. O seu montante é usado para melhorar seu carro ou comprar outros carros, o que deixa o jogo bem mais interessante.

Aumentar sua garagem, além de dar aquele gostinho mais divertido para a experiência do jogo, te possibilita abrir o leque de testes dirigindo novos carros. Além disso, a personalização dos seus automóveis é um item que é excelente para deixar a imaginação fluir e dar aquele toque pessoal no jogo.

Compre carros conforme for ganhando dinheiro (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

Compre novos carros conforme você ganha dinheiro (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

Portanto, tente se aprimorar para concluir as missões sempre em 1º lugar, para conseguir mais grana e poder bancar seus devaneios e compra das máquinas.

3. Ajuste do carro

Embora haja uma sensação de que poderia ser mais detalhado, os ajustes do carro ainda são extremamente importantes em GT Sport. É possível criar configurações diferenciadas para cada carro, de acordo com as necessidades de cada pista ou estilo de corrida.

Por exemplo, você pode ajustar a transmissão, ajustando a relação de marchas, ou aumentar a altura da suspensão para uma pista com mais irregularidades. É importante testar e verificar o comportamento dos carros em diferentes condições de pistas. Alguns desafios, que a princípio parecem difíceis, você poderá perceber que com o ajuste certo do seu carro, completá-lo se tornará bem mais fácil.

É possível ajustar o carro para cada prova ou pista (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

É possível ajustar o carro para cada prova ou pista (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

4. Modo Arcade

O Modo Arcade talvez seja o mais simples do jogo. Ideal para treinar percursos das pistas ou jogar com amigos, nesse modo, não há muito o que se competir a não ser treinar direção pra valer numa pista completa ou uma jogatina mais descompromissada com amigos.

5. Modo Esporte

Aqui, temos o modo em que a Polyphony deu mais foco: o Esporte, o modo online de GT Sport. As corridas diárias online são eventos que acontecem com intervalos curtos entre as provas. Neste período, você pode fazer um aquecimento, conhecer a pista ou buscar tempo de classificação.

Há um lobby onde corridas com regras definidas por jogadores podem ser jogadas, entre amigos, por exemplo. O modo online requer uma boa conexão para evitar travamentos e lags, que durante uma curva, pode colocar tudo a perder.

6. Dicas extras

Explore o modo Scapes! Nele, é possível fazer excelentes ilustrações de seus carros personalizados em paisagens únicas. Um plano de fundo é adicionado ao seu carro, que você posiciona e imagens lindas podem ser feitas. Uma diversão extra para quem é apaixonado por carros.

No modo Scapes é possível criar fotos incríveis de seus carros (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

No modo Scapes é possível criar fotos incríveis de seus carros (Imagem: Divulgação / Gran Turismo)

Reserve um tempo para assistir a abertura do jogo. É uma das aberturas mais bonitas, na minha opinião, para quem é apaixonado por automobilismo. Você pode conferir o vídeo aqui:

Pratique bastante e boas corridas!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando