O que é o código Iban? [Transferências internacionais]

Identificação de contas; veja o que é código Iban, solicitado ao fazer transferências financeiras internacionais online

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é o código Iban (Imagem: Alexander Mils/Unsplash)
O que é o código Iban (Imagem: Alexander Mils/Unsplash)

O grande objetivo é identificar contas em instituições financeiras para evitar erros com transferências internacionais. Veja abaixo, o que é o código Iban e o motivo pelo qual é sempre solicitado para efetuar transferências bancárias entre contas de diversos países. A dúvida vem surgindo, devido ao grande número de operações financeiras online entre contas de bancos internacionais.

O que é código Iban?

O código Iban não determina somente o banco para qual a transferência será feita, pois o seu número sofre alterações de acordo com a agência e conta bancária do recebedor, tornando-se uma espécie de identidade internacional bancária da conta específica.

Qual a função do código Iban?

O objetivo do código Iban é diminuir possíveis erros entre as transferências internacionais, pois existem muitas instituições bancárias, cada uma com diversas agências divididas entre estados e cidades, ao redor do mundo. Nesse cenário, foi criado um código padronizado que funciona como número de conta para operações internacionais.

Como saber o código Iban da minha conta?

A numeração do código Iban fica disponível no contrato de abertura da conta ou na seção de transferências internacionais, dentro da área logada no sistema online de cada banco.

Outra forma possível é consultar ou validar um número no site do Iban que conta com a versão em português. Existe a opção de ligar para a agência ou gerente da conta e pedir o código Iban.

Com o Iban já posso transferir dinheiro para outro país?

Nem sempre, algumas instituições financeiras exigem o código Iban e o código Swift para realizar transferências, outras apenas um dos códigos. Tendo o seu Iban em mãos, já terá percorrido, no pior dos casos, 50% do trajeto para efetuar sua transferência internacional.

Qual a diferença entre Iban e Swift

O Iban funciona como um número de conta. Assim como os dados de agência e conta, usados no Brasil para transferências bancárias. O Iban é usado para identificar a conta de destino das remessas internacionais.

Já o código Swift é um sistema que conecta instituições financeiras pelo mundo. Ele codifica informações enviadas pela rede, garantindo o sigilo e evitando fraudes. Cada banco tem um código Swift próprio e único, que é identificado pela rede para concluir a operação e, dessa forma, transferir o valor de um banco para outro.

Agora, já sabe o que é Iban e a importância que tem para garantir precisão em transferências bancárias internacionais. Boa sorte.

Com informação: Remessa Online.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre International Bank Account Number na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados