Quem reclamava que o Twitter não tinha modelo de negócios ou não estava fazendo dinheiro ainda poderá ter que morder a língua em um futuro não muito distante. Na semana passada uma fonte ligada ao blog AllThingsD revelou que o Twitter começaria a vender recomendações de usuários na área Who To Follow na versão web da rede social. Esse método de monetização do Twitter foi ativado hoje e já deve aparecer na coluna lateral para alguns usuários.

Diferente do que se especulava, as recomendações não serão baseadas no que o usuário escreve nos seus posts de até 140 caracteres. As recomendações vão usar um algoritmo que detecta quais são as contas que anunciantes escolheram promover e esse algoritmo tratará de oferecê-los na coluna Who To Follow para quem já segue certas contas.

O exemplo usado no post anunciando as chamadas Promoted Accounts diz que se alguém segue várias contas relacionadas à games, o Twitter poderá oferecer a conta @Xbox como uma Promoted Account. Assim como os Promoted Trends, o Twitter deverá deixar bem explícito de que se trata de uma recomendação paga.

Além disso, a empresa também anunciou uma parceria que envolve a divisão de receita gerada através do Promoted Trends em aplicativos de terceiros. O primeiro a experimentar com essa divisão de lucros será o Hootsuite, que exibirá os tópicos pagos no seu serviço e receberá uma parcela da grana que o Twitter embolsa nessa área.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados