Como funciona o aplicativo 99 [Motoristas e Passageiros]

Um compilado de informações para os passageiros e motoristas entenderem como funciona o aplicativo 99; Veja todas as dicas

Gabrielle Lancellotti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como funciona o aplicativo 99 (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)
Como funciona o aplicativo 99 (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

A 99 é uma das opções disponíveis para o transporte de pessoas e, também, para enviar um pacote a um endereço específico. Quem tem interesse de trabalhar como motorista da 99 pode fazer o cadastro por meio do app. A plataforma é fácil de usar e os automóveis cadastrados são classificados em categorias, de acordo com os requisitos determinados pela empresa. Entenda como funciona o aplicativo 99.

99 Passageiros

Corridas

Ao tocar na opção “Para onde vamos?”, o 99 App solicita dois endereços: o primeiro espaço disponível deve ser preenchido com o endereço no qual o passageiro se encontra, no momento. Já na segunda lacuna, deve ser especificado o local de destino.

Após indicar essas duas informações, é preciso selecionar a categoria desejada: 99 Poupa, 99 Pop, 99 Comfort e Táxi Comum são algumas das disponíveis. A escolha entre as opções é baseada nas prioridades do cliente, seja preços mais baixos ou carros mais confortáveis e com mala grande.

Além das alternativas para transportar pessoas, o app também conta com a categoria 99 Entrega, feita para a entrega de pacotes e objetos pessoais, de acordo com as regras e dicas de uso da plataforma. Antes de confirmar e chamar o carro, é necessário optar pela forma de pagamento de preferência.

Vale destacar que também é permitido solicitar uma corrida ao enviar uma mensagem para o WhatsApp da 99. O passo a passo é similar à forma tradicional de pedir um carro. Os endereços de partida e de chegada devem ser informados, em seguida, a empresa encaminha o valor estimado da corrida para o passageiro confirmar o pedido.

Relatório das suas viagens no app 99

Ao tocar no menu de três barras, no canto superior esquerdo da tela principal do aplicativo, é possível acessar a opção “Corridas”. Nessa seção há um breve relatório das suas corridas mais recentes e concluídas. Se você esqueceu um objeto pessoal no carro em que fez a última viagem, é possível avisar à 99:

  1. Toque no quadro da sua última corrida;
  2. No box “Precisa de ajuda?”, toque em “Esqueci um item no carro”.

Por meio desse box também é possível informar que houve um desvio de rota, que a corrida não foi encerrada no tempo registrado ou que ela aconteceu sem você estar presente no veículo.

Carro de app: entenda como funciona o aplicativo 99 (Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay)
Carro de app: entenda como funciona o aplicativo 99 (Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay)

Formas de pagamento

Na opção “Pagamento” do menu, você pode adicionar métodos de pagamento — cartões de débito/crédito ou sua conta PayPal — e checar os que já estão cadastrados. Os descontos ativos para a sua conta também são exibidos, logo abaixo, em “Promoções”.

Para inserir o código de um cupom de desconto e validá-lo, deve-se retornar às opções do menu e tocar nessa alternativa, no final da lista.

Configurações [99 App]

Na seção de configurações você pode editar o seu perfil, alterar o idioma do app, adicionar locais favoritos nos seus endereços — como a rua e o número da sua casa ou do trabalho — e ativar a opção de ocultar telefone, que impede que o número do seu celular seja exposto para o motorista.

Como funciona o aplicativo 99 para o motorista

Cadastro

O cadastro para ser motorista do aplicativo 99 pode ser feito por meio do próprio aplicativo ou presencialmente nas unidades de atendimento da empresa. É preciso atender a alguns requisitos básicos:

  • Carteira Nacional de Habilitação definitiva com licença para exercer atividade  remunerada (EAR);
  • Automóvel com 4 portas e ar condicionado. O ano de fabricação do carro, aceito pelo app, deve ser conferido de acordo com a cidade na qual pretende-se trabalhar;
  • Smartphone compatível com o aplicativo 99.

Ao finalizar o cadastro e enviar toda a documentação solicitada, o seu pedido será analisado e confirmado em até quatro dias úteis. O status pode ser verificado no app.

Categorias do App 99 (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)
Categorias do App 99 (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Ganhos do motorista

Ao tocar no seu saldo, opção localizada na parte superior direita da tela, e depois em “Carteira”, é possível checar os ganhos mensais e o saldo adquirido em cada corrida. Além dos rendimentos, nesta seção você também pode ver as despesas. Isto é, taxas descontadas de pagamentos feitos dentro do carro e de transferências para o seu cartão 99 ou conta bancária cadastrada.

O histórico das viagens feitas fica na opção “Corridas”. Detalhes como horário, local de embarque e desembarque, forma de pagamento escolhida pelo passageiro e cancelamentos de corridas ficam nessa seção.

Central de ajuda para o Motorista

Na central de ajuda disponível no app, há espaço para o motorista reportar situações danosas que podem acontecer ao lidar com os passageiros. Nessa seção é possível relatar acontecimentos e encontrar soluções para ocorrências como:

  • App travando durante as corridas;
  • O passageiro sujou o carro e você precisou pagar pela limpeza;
  • Problemas com atitudes do passageiro;
  • Pagamento não realizado pelo passageiro;
  • Dúvidas sobre o pagamento de pedágios.

Categorias da 99

Um destaque, quando o assunto abrange as categorias do app, é o 99 Compartilha. Nessa opção, a corrida pode ser feita com até três passageiros que têm um destino próximo. Como não é permitido o desvio da rota indicada pelo app, nem mudanças no local de embarque e desembarque, os passageiros podem ter que caminhar alguns metros até esses pontos.

Nesta categoria, o ganho do motorista é de acordo com a distância e tempo de duração da viagem, a partir do início da corrida. Essa modalidade está ativada de segunda a domingo, das 6h às 22h e está disponível para Campinas e Belo Horizonte.

Com informações de: 99

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre 99 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Relacionados