Xiaomi pode fabricar carros em parceria com a Great Wall Motors

Xiaomi pretende usar estrutura de montadora chinesa para acelerar produção do seu veículo elétrico

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 6 meses
Conceito de carro elétrico da Xiaomi
Conceito de carro elétrico da Xiaomi (Imagem: Reprodução/Gizmochina)

Os rumores sobre o carro elétrico produzido pela Xiaomi voltaram a circular. A companhia estaria negociando para utilizar uma fábrica da montadora chinesa Great Wall Motors. A parceria poderá ser oficializada pelas empresas já na próxima semana, com previsão de lançamento do veículo em 2023.

A informação foi divulgada pela Reuters, que ouviu três fontes próximas às negociações. Os relatos apontam que a Xiaomi deseja transformar carros elétricos em produtos populares. A empresa pretende agilizar a produção e, por isso, quer usar a fábrica da Great Wall Motors, que também deverá oferecer consultoria durante o desenvolvimento do veículo.

Por enquanto, nenhuma das empresas confirma a parceria. No entanto, uma das fontes da Reuters indica que o CEO e fundador da Xiaomi, Lei Jun, está otimista. O executivo, que estaria à frente do projeto, acredita que a experiência de sua empresa na produção de hardware vai acelerar a produção de carros elétricos.

A Great Wall Motors é a maior fabricante chinesa de pickups e terminou 2020 com 1,1 milhão de carros vendidos. A companhia tem sua própria marca de carros elétricos e está construindo com a BMW uma fábrica de veículos elétricos na China.

Xiaomi quer novas fontes de receita

As informações sobre o carro elétrico da Xiaomi circulam desde fevereiro, mas a empresa negou as especulações. Os rumores indicam que a empresa pretende criar novas fontes de receita, visto que a divisão de celulares tem o maior faturamento, mas margens de lucro consideradas pequenas. Ainda de acordo com os relatos, o veículo seria capaz de se conectar com dispositivos da companhia, como os smartphones.

Caso confirme o plano de produzir carros, a fabricante deverá concorrer com empresas de tecnologia que também planejam entrar no setor. Entre elas, está a Apple, que estaria discutindo o projeto com montadoras para criar um veículo autônomo sem volante e sem pedais. A empresa americana, no entanto, não confirma a informação.

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados