Apple Mapas começa a mostrar radares no Brasil

Mesmo com a presença de radares para velocidade no Apple Mapas, o serviço ainda não exibe o limite de velocidade da rodovia

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Radares no Apple Maps (Imagem: reprodução/Apple Mapas)

Radares no Apple Maps (Imagem: reprodução/Apple Mapas)

O Apple Mapas começou a mostrar a indicação para presença de radares de velocidade em algumas cidades brasileiras. O recurso, muito comum na concorrência como Waze e até o Google Maps, é exibido em forma de ícone amarelo dentro do traçado da rota sugerida pelo aplicativo da empresa da maçã.

A indicação de radar para velocidade é um recurso muito comum em aplicativos de mapas, indo desde os famosos Waze e Google Maps, até outros como o Here WeGo – conhecido anteriormente como apenas Here e que fez fama nos Nokia Lumia. Até este momento, apenas ruas e rodovias do Canadá, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos exibem este indicativo, indo também para os radares montados para flagrar quem desrespeita o sinal vermelho do semáforo.

Um leitor do site MacMagazine encontrou os radares exibidos dentro do Apple Mapas, na interface para o CarPlay. Em testes pelo Tecnoblog, as indicações das câmeras estavam exatamente no mesmo local indicado por outros apps, como o Waze. Eu encontrei um próximo ao Museu do Ipiranga e outros dois nas proximidades da estação Vila Prudente doMetrô, ambos na cidade de São Paulo.

Mesmo com a indicação de câmeras em radares de velocidade, a ferramenta disponível neste momento não exibe a velocidade máxima para a via onde o carro está. Oficialmente, quem passeia pelo Canadá, Irlanda, Japão, China (continental), Reino Unido e Estados Unidos recebe essa informação na tela do aplicativo Mapas – seja no CarPlay, ou mesmo no iPhone, iPod Touch e iPad.

Apple Mapas leva recurso para várias cidades (e países)

Além de São Paulo, pessoas de cidades como Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) relataram a mesma novidade. O site iCulture lista usuários fora do Brasil, em partes dos Países Baixos, que também perceberam a presença dos radares. Já o MacRumors notou comentários semelhantes em cidades da Austrália, Áustria, Bélgica, Suécia e Nova Zelândia.

Nenhum dos relatos envolvia alguma versão beta do iOS ou do próprio aplicativo de Mapas da Apple. Falando nele, a versão 14.5 do sistema operacional móvel da empresa da maçã oferecerá mais recursos parecidos com o Waze para seus usuários. O principal deles é a construção de uma rede de alertas colaborativos para radares, acidentes ou outro tipo de perigo na via.

Assim como no Waze, basta que alguns usuários relatem o mesmo problema no mesmo local, para o alerta aparecer para mais pessoas e de forma automática. Uma vantagem para a integração entre iOS e Apple Mapas é a possibilidade de utilizar a ferramenta com ajuda da Siri, realizando todo o trabalho por voz e sem nenhuma interação na tela do console do carro, ou então do smartphone.

Ao Tecnoblog a Apple do Brasil confirmou o lançamento do recurso no Brasil.

Com informações: MacRumors, MacMagazine e iCulture.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados