Início » Educação » Como baixar arquivos do Google Classroom [Sala de Aula]

Como baixar arquivos do Google Classroom [Sala de Aula]

Fazendo download; saiba como baixar arquivos do Google Classroom para estudar e completar os exercícios propostos

Leandro Kovacs Por

Fazer o download dos arquivos dá a liberdade de acessá-los mesmo sem conexão com a internet. Veja abaixo, como baixar arquivos do Google Classroom e prepare-se para concluir os exercícios dos professores e levar a matéria para qualquer lugar onde estiver. Será que é necessário baixar os arquivos de aula e abri-los em outros programas? O Google deixaria essa brecha de mercado?

Como baixar arquivos do Google Classroom (imagem: Brooke Cagle/Unsplash)

Como baixar arquivos do Google Classroom (imagem: Brooke Cagle/Unsplash)

Como baixar arquivos do Google Classroom?

Definitivamente, não é necessário baixar arquivos do Google Classroom. O sistema não permite, de forma nativa, fazer download dos textos, fotos, (.pdf) e outros materiais do professor. Quando abertos através dos “Documentos” do Google, pode-se clicar em “deixar disponível offline”, não precisando de conexão para acessar.

Então, a plataforma é ruim? De forma alguma, simplesmente não é necessário, os textos incluídos pelo professor podem ser abertos pelo Documentos do Google, editados, salvos novamente na nuvem e devolvidos para o professor.

Textos em (.pdf) que normalmente servem de matéria para estudos e suporte, têm as mesmas funções e podem ser lidos em aplicativo próprio do Google. Vídeos auxiliares são colocados por links do YouTube. Caso o professor queira, de fato, que os alunos façam downloads, ele deverá hospedar os arquivos em outro site e adicionar a URL com o link para baixar o arquivo em questão

O Google Classroom foi feito para ser completo, sem a necessidade de utilizar outros aplicativos para aproveitar todas as possibilidades da interação entre aluno e professor. Se mesmo com tudo que citamos acima, o aluno quiser fazer download do material, existe uma forma de “burlar” o sistema, porém os arquivos se tornarão (.pdf) que não podem ser editados.

Forçando download

  1. Abra o arquivo anexado pelo professor;
  2. Clique no ícone da impressora;
  3. Ao abrir a nova página, pressione mais uma vez a “impressora”;
  4. Após abertura do menu, vá até a seleção de impressora e abra;
  5. Altere o “Destino da impressão” para “Salvar em pdf;
  6. Escolha o local onde salvar, dê o nome ao arquivo e pronto.

    Forçando download de anexo Google Classroom (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    Forçando download de anexo no Google Classroom (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Não é necessário se preocupar em como baixar arquivos do Google Classroom, a empresa que oferece o serviço tem um pacote completo para sua utilização. Aproveite para se concentrar mais nas tarefas, lições e tire ótimas notas. Bons estudos.

Com informação: Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando