Sony confirma encerramento da PS Store no PS3, PS Vita e PSP

PS Store será desligada de vez no PS3 e PS Vita; compra de jogos do PSP, via PS Vita, também será encerrada logo

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
ps-store

Rumores apontam que PS Store (web e app) não mais mostrará jogos de plataformas antigas (Crédito: Divulgação/Sony)

A Sony confirmou rumores recentes e vai mesmo encerrar a PlayStation Store dos consoles PS3 e do PS Vita. Acesso à compra de jogos de PSP também será descontinuada, tudo em datas variadas. O rumor rodou a web na última semana e dava conta de que a medida seria tomada para focar no desenvolvimento de melhorias da loja para o PS4 e PS5.

Em seu comunicado oficial e no FAQ, a Sony explica:

  • PlayStation Store do PS3 será desligada em 2 de julho de 2021;
  • PlayStation Store do PS Vita será desligada em 27 de agosto de 2021;
  • Compra de jogos do PSP será descontinuada a partir de 2 de julho de 2021.

Quem comprou qualquer conteúdo digital antes destas datas ainda poderá baixá-los pelo histórico da conta, sem problemas. Isso inclui não apenas jogos, mas DLC e conteúdo de vídeo e multimídia em geral.

Outro detalhe importante é que quem assina PlayStation Plus também poderá baixar normalmente qualquer game antigo resgatado pela conta, desde que continue com a assinatura ativa.

O que muda?

Além do óbvio desligamento total ao acesso da loja, quem ainda tiver um PS3 ou PS Vita não poderá mais resgatar códigos de qualquer tipo, nem mesmo de crédito da PSN, ou realizar novas compras após as datas mencionadas no comunicado.

Se alguém, por um acaso, ainda tiver saldo em suas contas, ele permanecerá disponível para quando o usuário decidir migrar para o PS4 ou PS5.

Jogos multiplayer, por enquanto, continuarão funcionando normalmente, ao menos os que ainda estão no ar. Estes games costumam ter servidores independentes e cabe a cada produtora decidir o tempo que ainda permanecerão online.

Com informações: Sony.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados