Como avisar ao Instagram que alguém faleceu para fazer um memorial ou remover a conta

Tutorial ensina como avisar ao Instagram sobre o falecimento de alguém para transformar o perfil em memorial ou remover a conta

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 2 meses
Ilustração mostra um perfil do Instagram com o título "Em memória de" representando um perfil memorial da rede social
Saiba como transformar o perfil do Instagram de uma pessoa falecida em um memorial (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Avisar o Instagram sobre o falecimento de alguém é uma etapa necessária para transformar o perfil em um memorial ou remover a conta da rede social.

Tanto o processo de fazer um memorial quanto o de remover a conta precisam de uma comprovação do falecimento. O Instagram aceita a certidão de óbito ou o link para um artigo de jornal como provas.

No caso da remoção da conta, também é necessário comprovar o vínculo familiar ou de representante legal com a pessoa que faleceu.

A seguir, saiba como transformar o perfil de alguém que faleceu em memorial ou pedir para o Instagram remover a conta da plataforma:

Como transformar o perfil de um falecido em memorial no Instagram

1. Acesse a página de suporte do Instagram

Use o navegador do celular ou do PC para acessar a página de suporte do Instagram (help.instagram.com/contact/452224988254813). Lá você encontrará o formulário de solicitação para transformar o perfil de uma pessoa falecida em um memorial.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar transformar um perfil em memorial

2. Informe seu nome completo e seu e-mail para o Instagram

Preencha o primeiro campo do formulário com o seu nome completo. No segundo campo, digite o seu e-mail de contato para receber as atualizações do processo do Instagram.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar transformar um perfil em memorial usa uma seta para mostrar onde inserir o nome completo do solicitante

3. Informe o nome do falecido e o nome de usuário dele no Instagram

No terceiro campo do formulário, escreva o nome completo da pessoa falecida. No campo seguinte, informe o nome de usuário do falecido – a arroba usada para identificação no Instagram – para continuar o processo para transformar o perfil em memorial.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar transformar um perfil em memorial usa uma seta para indicar onde colocar o nome completo da pessoa falecida

4. Envie um documento ou artigo de comprovação de falecimento

Insira um link ou clique no botão “Escolher arquivo” para enviar a certidão de óbito ou um artigo de jornal que comprove o falecimento da pessoa cujo perfil será transformado em um memorial no Instagram.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar transformar um perfil em memorial usa uma seta para indicar onde enviar o documento de comprovação de falecimento

5. Marque a data de falecimento da pessoa que será homenageada no Instagram

Clique no ícone de calendário e marque a data de falecimento do dono do perfil do Instagram que será transformado em memorial. Caso não saiba o dia exato, a rede social sugere marcar a data mais próxima.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar transformar um perfil em memorial usa uma seta para indicar onde marcar a data de falecimento

6. Envie a solicitação para transformar o perfil em um memorial no Instagram

Caso deseje, você pode escrever um comentário no campo “Informações adicionais”. Por fim, clique no botão azul “Enviar” para concluir a solicitação para transformar um perfil em memorial.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar transformar um perfil em memorial usa uma seta para indicar onde enviar a solicitação

O Instagram cita que o tempo de análise das solicitações pode variar. Por isso, não há um prazo definido para a transformação do perfil de uma pessoa falecida em um memorial na rede social.

Como desativar a conta do Instagram de alguém que faleceu

1. Acesse a página de suporte do Instagram

Use o navegador do celular ou do PC para acessar a página de suporte do Instagram (help.instagram.com/contact/1474899482730688). Nela, você encontrará o formulário de solicitação de remoção de perfil de pessoa falecida no Instagram.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar remover um perfil de uma pessoa falecida

2. Informe seu nome completo e seu e-mail para o Instagram

Preencha os dois primeiros campos do formulário de solicitação com o seu nome completo e seu e-mail de contato para o Instagram enviar as atualizações do processo.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar remover um perfil de uma pessoa falecida usa seta para indicar onde inserir o nome completo do solicitante

3. Informe o nome completo e o nome de usuário da pessoa falecida

Preencha o terceiro campo do formulário com o nome completo da pessoa falecida. No campo seguinte, informe o nome de usuário do Instagram – a arroba de identificação na rede social – da pessoa que terá o perfil removido.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar remover um perfil de uma pessoa falecida usa seta para indicar onde inserir o nome completo da pessoa falecida

4. Marque a data de falecimento da pessoa que terá o perfil desativado

Clique no ícone de calendário e marque a data de falecimento do dono do perfil do Instagram que será removido. Caso não saiba a data exata, informe o dia mais próximo do óbito.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar remover um perfil de uma pessoa falecida usa seta para indicar onde inserir o nome completo da pessoa falecida

5. Anexe um documento de comprovação de óbito

Clique em “Escolher arquivo” para enviar uma certidão de óbito ou um documento que comprove que você é um familiar ou um responsável pela pessoa que faleceu.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar remover um perfil de uma pessoa falecida usa seta para indicar onde anexar um documento de comprovação de óbito

6. Envie a solicitação para desativar a conta da pessoa falecida no Instagram

Se desejar, adicione um comentário no campo “Informações adicionais”. Então, clique no botão azul “Enviar” para concluir a solicitação de remoção de perfil de pessoa falecida no Instagram.

Captura de tela da página de suporte do Instagram para solicitar remover um perfil de uma pessoa falecida usa seta para indicar onde enviar a solicitação

O Instagram destaca que o tempo de análise das solicitações pode variar. Por isso, não há um prazo definido para a exclusão do perfil de uma pessoa falecida.

O que acontece ao transformar um perfil em memorial no Instagram?

Quando o perfil de uma pessoa falecida é transformado em um memorial, a conta adota os seguintes padrões:

  • O título “Em memória de” é adicionado em cima ou ao lado do nome da pessoa falecida;
  • Os perfis de memorial não aparecem em certas áreas do Instagram, como o Explorar;
  • Nenhuma pessoa pode fazer login na conta transformada em memorial;
  • Não é possível fazer novas publicações em perfil memorial;
  • Os conteúdos publicados pela pessoa falecida no perfil dela, como fotos e vídeos, continuam visíveis para o público com quem ela compartilhou;
  • Não é possível editar os posts e as informações do perfil, incluindo foto de perfil, conteúdos de fotos e vídeos, legendas, comentários e configurações de privacidade.
Captura de tela do aplicativo Instagram mostra o perfil da Rainha Elizabeth II com a descrição "Em memória de"

Dá para desativar temporariamente a conta do Instagram da pessoa que faleceu?

Depende. Não dá para desativar temporariamente o Instagram de alguém que faleceu após enviar o pedido para transformar o perfil em memorial ou a remoção da conta. Contudo, se antes da solicitação uma pessoa tiver acesso às informações de login, é possível desativar o Instagram que pertence ao falecido.

Posso ter acesso à conta do Instagram de alguém que faleceu?

Depende. Diferente do Facebook, não é possível herdar a conta do Instagram de uma pessoa que faleceu. Você só poderá acessar o perfil de um falecido se souber as informações de login. Contudo, após abrir a solicitação para transformar o perfil do falecido em memorial ou solicitar a remoção, o acesso fica bloqueado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados