Início » Jogos » Como jogar Monster Hunter Rise [Guia para iniciantes]

Como jogar Monster Hunter Rise [Guia para iniciantes]

Aprenda como jogar Monster Hunter Rise, o mais novo jogo da famosa franquia de RPGs de ação, e exclusivo do Nintendo Switch

Ronaldo GogoniPor

Monster Hunter Rise é o mais recente jogo da famosa franquia de RPGs de ação da Capcom, disponível com exclusividade para o Nintendo Switch. O jogo conta com a clássica jogabilidade dos demais jogos da série, mas traz novidades nas mecânicas que o deixaram (um pouquinho) mais amigável a novatos. Confira nossas dicas de como jogar Monster Hunter Rise a seguir.

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

O que é Monster Hunter Rise?

É o sexto jogo principal, excluindo spin-offs, da franquia Monster Hunter, uma série de RPGs de ação da Capcom (Street Fighter) de imenso sucesso, sendo hoje uma de suas marcas mais valiosas. Sequência de Monster Hunter: World, o jogo segue uma estética e decisões de design mais voltadas ao público japonês, diferente de seu antecessor direto, que mirou em uma audiência global.

A trama segue a trajetória de um jovem caçador, em sua missão de eliminar as maiores e mais perigosas feras do mundo, de modo a permitir que a humanidade persevere.

Em que plataformas está disponível?

Monster Hunter Rise foi lançado em março de 2021 como um título exclusivo do Nintendo Switch em consoles. Segundo a Capcom, uma versão para Windows está prevista para 2022, para atender à demanda do público. O jogo não será lançado para outras plataformas.

1. Cabinsetos são uma mão na roda

Monster Hunter Rise (Imagem: Reprodução/Capcom)

Monster Hunter Rise (Imagem: Reprodução/Capcom)

Os Cabinsetos, ou Wirebugs no original em inglês, são animais que servem como os guias de Monster Hunter Rise, substituindo os vagalumes de MH: World, mas não somente. Sua principal função é permitir que o jogador use cabos de energia (daí o nome) para escalar ou se balançar entre plataformas.

Os Cabinsetos também interagem com suas armas, habilitando novos combos dependendo do tipo equipado, e permitem até mesmo montar e controlar certas criaturas, por um curto período de tempo.

2. Amicão e Amigato, seus amigos peludos

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

Monster Hunter Rise traz duas novas adições na forma dos dois companheiros animais do seu caçador, Amicão (Palamute no original) e Amigato (Palico). O primeiro serve como montaria, para cobrir terreno mais rápido e ajuda nos combates, enquanto o segundo pode ser usado para montar armadilhas.

No modo single player, é possível levar apenas um ou os dois em uma caçada, mas no multiplayer, é preciso escolher um deles. Saiba ajustar as configurações de combate de ambos, para que eles usem habilidades durante as batalhas que entrem em sinergia com as suas.

3. Escolha seu tipo de arma favorito

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

Monster Hunter Rise possui 14 tipos de armas diferentes, cada um deles com um set de movimentos distintos. Como de costume, você poderá customizá-las com partes dos monstros que derrotar durante sua aventura, de modo a adequá-la ao seu estilo de jogo. De fato, escolher um tipo de arma define como será seu gameplay.

É altamente recomendado testar cada um dos tipos no campo de treinamento em Kamura Village, para só então fazer sua escolha. Não se concentre sobre qual tipo é melhor, já que você irá modificar sua arma, e sim, com qual deles você vai se divertir mais.

4. Se prepare antes de cada caçada

Caçador de estômago vazio não para em pé (Imagem: Divulgação/Capcom)

Caçador de estômago vazio não para em pé (Imagem: Divulgação/Capcom)

Antes de sair para caçar monstros, é essencial se preparar para não apanhar, e a primeira coisa a fazer é comer. Você tem a opção de escolher entre três tipos de dango (bolinhos doces no espeto, uma receita japonesa tradicional), que concedem bônus pelo resto da missão, como aumento no poder de ataque, resistência a elementos, menor tempo para afiar as armas e etc. Embora as refeições não sejam gratuitas, elas são baratas e os benefícios valem a pena.

Ao começar uma missão, sempre verifique o baú de suprimentos, que oferece itens como poções, rações, armadilhas e outros itens de graça, que poderão ser muito úteis nos combates.

5. Colete tudo o que vir pela frente

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

Monster Hunter Rise (Imagem: Divulgação/Capcom)

Uma das regras mais básicas de Monster Hunter vale também para Rise, que é coletar todo e qualquer item encontrado. Quase tudo pode ser usado, de ervas para criar poções, a ossos para incrementar seus equipamentos. Insetos podem conceder bônus de combate, e por aí vai.

Em Monster Hunter Rise, a mecânica de coleta é bem mais fácil graças aos Cabinsetos e ao Amicão, que permitem que você navegue pelas áreas do mapa com muito mais velocidade. Logo, não deixe nada para trás.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando