MediaTek passa Qualcomm e vira maior fabricante de chips para celulares

Segundo levantamento, vendas da MediaTek cresceram 47,8% e foram impulsionadas por marcas como Xiaomi, Oppo e Samsung

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MediaTek (Foto: Divulgação/MediaTek)

A MediaTek superou a Qualcomm e se tornou pela primeira vez a maior fabricante de chips para smartphones. Um levantamento da consultoria Omdia aponta que a nova líder do setor alcançou a posição após crescer 47,8% em 2020. Agora, a companhia responde por mais de um quarto das vendas do segmento.

Segundo a Omdia, a taiwanesa MediaTek vendeu 351,8 milhões de chips em 2020. No ano anterior, a empresa havia registrado 238 milhões de unidades vendidas. O crescimento fez com que a participação de mercado da companhia passasse de 17,2%, em 2019, para 27,2%, em 2020.

O levantamento indica que a Xiaomi virou a maior cliente da MediaTek em 2020 ao comprar 63,7 milhões de chips. O número representa um crescimento de 223,3% em relação ao ano anterior.

A Oppo é a segunda principal cliente e comprou 55,3 milhões de chips durante 2020, o que marca um crescimento de 19,4% sobre 2019. As encomendas da fabricante se tornam ainda maiores ao considerar os números da subsidiária Realme. Juntas, as empresas compraram 83,1 milhões de chips da MediaTek.

A Samsung também aparece entre as maiores consumidoras após comprar, em 2020, cerca de 43,3 milhões de chips. Em termos relativos, a empresa sul-coreana teve o maior crescimento: 254,5% a mais do que em 2019.

O que explica a liderança da MediaTek

Este não é o primeiro levantamento que aponta a troca de posições no mercado de chips. Em dezembro, um relatório da CounterPoint indicou que a MediaTek havia superado a Qualcomm no terceiro trimestre de 2020, com 31% de participação de mercado. Segundo a Omdia, a mudança no setor é explicada por alguns fatores.

Entre eles, estão o bloqueio à Huawei nos Estados Unidos, que impediu negócios com a Qualcomm, e o foco de fabricantes em celulares intermediários, uma das principais áreas da MediaTek. Além disso, algumas marcas adotaram chips da taiwanesa após líderes de mercado seguirem este caminho. A pandemia também teve um papel importante na mudança, visto que algumas empresas buscaram diversificar seus fornecedores.

Com informações: Digitimes.

Receba mais sobre MediaTek na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados