Início » Jogos » Como jogar Little Nightmares [Guia para iniciantes]

Como jogar Little Nightmares [Guia para iniciantes]

Quer descobrir como não passar tanto sufoco no jogo? Então confira algumas dicas básicas de como jogar Little Nightmares

Vivi Werneck Por

Little Nightmares é um jogo de plataforma e puzzles de terror onde você controla Six, uma menina com uma capa de chuva amarela, por um mundo distorcido. Você não terá armas aqui, apenas sua astúcia e um isqueiro. Mesmo parecendo simples, o game tem quebra-cabeças desafiadores e muitas vezes você precisará calcular o tempo certo das ações. Quer mais dicas? Então veja como jogar Little Nightmares.

little-nightmares

Como jogar Little Nightmares (Imagem: Divulgação/Tarsier Studios)

Como jogar Little Nightmares [Dicas básicas]

1. Observe as dicas do próprio cenário

Até para quem gosta de puzzles, ou tem certa facilidade para resolvê-los, poderá se sentir um pouco perdido em determinadas partes do jogo. Uma dica para saber por onde seguir em uma cena de Little Nightmares é observar bem ao redor, nos mínimos detalhes. Bom, isso se não tiver nenhuma criatura deformada te perseguindo.

O próprio cenário pode te indicar o que fazer, mas isso não ficará escancarado para o jogador. Observe, primeiramente, as luzes do ambiente. Geralmente (mas não é uma regra) parte do que precisa fazer e/ou interagir está sob algum facho de luz ou está sendo iluminado de alguma forma. Dado que a atmosfera de Little Nightmares é escura, qualquer cantinho mais claro ressalta aos olhos.

Outra dica de cenário é observar marcas no chão. Geralmente, objetos que pode ser arrastados por Six (e usados como plataforma) têm marcas próximas pelo chão como se já tivessem sido arrastados antes por alguém.

Por fim, ao entrar em uma nova sala, fique atento se algo não foi derrubado no chão. Pode ser um sapato, uma latinha, qualquer coisa. É provável que o jogo também esteja te mostrando que você pode usar este item para acionar algum botão fora do alcance da pequena Six.

2. Pontos de salvamento (checkpoints)

Há pontos de salvamento automático no jogo, representados por um ícone piscando no canto da tela, e também há momentos em que Six encontrará algumas lanternas ou velas apagadas pelo cenário. Sempre que avistar uma dessas opções vá até lá e use seu isqueiro para acendê-los. Assim, você garante um checkpoint extra caso as coisas deem errado.

3. Aprenda o padrão dos inimigos

Em Little Nightmares, você não enfrentará ondas de inimigos de uma só vez. Boa parte do tempo Six estará ocupada em resolver puzzles, mas isso não quer dizer que humanoides não estarão no encalço da menina. Os inimigos do jogo são notoriamente gigantes, se comparados com a protagonista.

Dito isso, é importante identificar o padrão dos movimentos de cada um e, principalmente, o que ativa o modo de perseguição deles. Por exemplo: um desses inimigos é cego, mas sua percepção auditiva é incrível. Se sair correndo, ele escutará seus passos e irá atrás de você.

Além de identificar os gatilhos de cada um, se esconda por alguns segundos e observe como se movimentam, o que fazem enquanto estão parados e etc. Isso vai te ajudar muito a saber o tempo certo para seguir adiante ou mesmo para decidir sair correndo por sua vida.

little-nightmares

Como jogar Little Nightmares (Imagem: Reprodução)

4. Exercite sua noção espacial

Talvez um dos maiores desafios de Little Nightmares é o que parece ser o mais simples: pular por entre plataformas e se agarrar, eventualmente, em cordas, escadas, candelabros e etc. No entanto, como o jogo tem a câmera fixa numa visão que faz alusão aos clássicos jogos 2D, muitas vezes perde-se um pouco a noção da profundidade de campo.

Com isso, às vezes você pode jurar que está correndo na direção certa para um pulo perfeito e se salvar, alcançando a plataforma seguinte, mas a realidade é que está muito mais à direita ou à esquerda de onde precisa cair e nem sabe.

Nesses casos não há fórmula mágica; é mesmo um caso de tentativa, erro e repetição – se for o caso. O máximo que dá para extrair de dica é observar (se houver tempo para isso) padrões no chão antes de saltar: alguma marcação, alguma tábua um pouco mais destacada e etc.

Só mais uma coisa: cuidado com pulos altos ou distantes demais. Six morrerá se cair de grandes alturas.

5. Não existem controles automáticos

Aproveitando a noção espacial que você precisará exercitar, como dito no tópico anterior, é importante dizer que todos os movimentos feitos por Six são comandados pelo jogador. Com isso, ao correr e pular para alcançar uma janela, por exemplo, você também deverá apertar o botão para agarrar/segurar. Se estiver pulando com um abismo abaixo e esquecer disso é morte certa.

Outro recurso muito bom, mas que também precisa ser ativado pelo jogador, é correr e apertar o botão de agachar. Fazer isso no tempo certo, e com Six a toda velocidade, fará com que a personagem deslize um pouco pelo chão. Isso te ajudará a atravessar por passagens mais estreitas ou mesmo se esconder rapidamente.

Importante: os DLCs de Little Nightmares seguem a história de um protagonista diferente, mas as dicas acima continuam valendo. Boa sorte!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando