Início » Aplicativos e Software » O que significa WhatsApp?

O que significa WhatsApp?

Saiba o que significa WhatsApp; o nome do mensageiro faz referência a uma expressão utilizada diariamente pelos norte-americanos

Wagner PedroPor

O WhatsApp ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos em 2020, consolidando sua liderança como o aplicativo de mensagens mais utilizado do mundo. O fato dele ser popular (especialmente no Brasil) não é novidade, mas você sabe a real origem do seu nome? Nesse artigo, vou te explicar o que significa WhatsApp.

WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

O que significa WhatsApp?

Não existe muito mistério: o nome “WhatsApp” é apenas um trocadilho com o termo “What’s Up” em inglês, que significa algo como “e aí” ou “beleza”. Essa expressão é muito utilizada pelos norte-americanos como uma maneira informal de saudar outras pessoas, podendo ainda ser escrita como “What Up” ou “Waz Up”, por exemplo.

Na verdade, o termo “What’s Up” se tornou bem popular em 1940 por conta do desenho animado Bugs Bunny, que no Brasil ficou conhecido como Pernalonga. Isso porque o personagem principal sempre falava seu bordão: “What’s Up, Doc?”, que em português foi traduzido para “o que é que há, velhinho?”.

Esse mesmo termo também foi utilizado ao longo dos anos em outros segmentos. O primeiro filme da franquia Scary Movie (Todo Mundo em Pânico), que estreou nos cinemas em 2000, fez referência ao “What’s Up” na famosa cena da ligação feita pela “morte”.

Cena do filme "Todo Mundo em Pânico" (Imagem: Reprodução/Dimension Films)

Cena do filme “Todo Mundo em Pânico” (Imagem: Reprodução/Dimension Films)

Além de considerar essa popularização, os fundadores do WhatsApp, Jan Koum e Brian Acton, também resolveram apostar nesse termo para aproveitar a sonoridade da palavra “app”, que é bem semelhante a “up”. Como resultado, surgiu o WhatsApp, que une os termos “Whats” (o que há) e “App” (application program ou simplesmente aplicativo).

Resumindo: é possível dizer que o nome foi criado utilizando um trocadilho como uma jogada de marketing. Isso porque o termo “What’s Up” já era bem popular entre os norte-americanos e falantes da língua inglesa. Assim, seus criadores conseguiram (de uma forma bem simples) fazer referência a uma plataforma onde os usuários poderiam conversar com outras pessoas e compartilhar arquivos. E, como fica bem claro nos dias atuais, essa estratégia funcionou perfeitamente.

Pronto, agora você já sabe o que significa WhatsApp e a razão pela qual seus fundadores escolheram esse nome.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando