Google Maps vai mostrar rotas “eco-friendly” que gastam menos combustível

Google Maps passa a oferecer, por padrão, "rotas ecológicas" que ajudam o motorista a gastar menos combustível

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carros em avenida de São Paulo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Carros em avenida de São Paulo (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Google divulgou algumas novidades para o seu popular Maps e uma delas é o modo “eco-friendly” que ajuda o motorista a gastar menos combustível. No aplicativo, os usuários do Google Maps poderão escolher “rotas ecologicamente corretas” antes de dirigir, um esforço da empresa cujo objeto é operar sem emissões de carbono até 2030 e ela conta com a ajuda de seus clientes para isso.

Google Maps: “rotas ecológicas”

Por enquanto, o modo “eco-friendly” será disponibilizado apenas nos Estados Unidos para donos de aparelhos Android e iPhone (iOS); a empresa confirmou que vai liberar a funcionalidade globalmente em breve. A gigante explica que, para isso, está usando dados do National Renewable Energy Lab e sugere o caminho alternativo (e mais ecológico) com base em congestionamentos e na inclinação da via.

Google Maps vai mostrar rotas "eco-friendly" que gastam menos combustível (Imagem: Divulgação/Google)

Google Maps vai mostrar rotas “eco-friendly” que gastam menos combustível (Imagem: Divulgação/Google)

Se o caminho ecológico interferir no horário do seu compromisso, que pode fazer você chegar mais tarde, o usuário, então, pode analisar ambas as rotas e definir o melhor trajeto. Nas configurações, também é possível selecionar a rota mais rápida que você já está acostumado.

Este ano, estamos a caminho de trazer mais de 100 melhorias baseadas em IA para o Google Maps para que você possa obter as informações mais precisas e atualizadas sobre o mundo. Em breve o Google Maps passará a indicar, por padrão, a rota que representa a menor emissão de CO2 sempre que esse percurso tiver aproximadamente o mesmo horário estimado de chegada (“ETA”, na sigla em inglês) que o caminho mais rápido.

Google em comunicado

Além disso, o Google vai exibir alternativas mais sustentáveis de mobilidade: o app terá uma área de “instruções de percurso” com opções de ir de um ponto a outro com opções verdes, como bicicleta e metrô. Através de inteligência artificial (IA), o Google Maps será capaz de identificar se você usa mais bicicleta do que carro e dará preferência para a primeira opção.

Outras novidades para o Google Maps

Nos EUA, a empresa disse que vai ampliar o Live View, que funciona a partir de realidade aumentada, para áreas internas de shoppings e aeroportos. Também há um recurso que facilita a compra de alimentos durante a pandemia: o usuário poderá checar o tempo de entrega, taxas e outras informações de mercados.

Para o Brasil, a companhia deve liberar nas próximas semanas o mecanismo que ajuda donos de carros híbridos e elétricos no abastecimento. Você pode encontrar estações de carregamento de veículos elétricos (EV) da Volvo e da BMW, bem como verificar fotos da estação e análises de outros usuários. Os interessados devem digitar no app termos como “eletroposto” ou “posto de recarga de veículos elétricos”, e o Google exibirá todas as informações do equipamento.

Com informações: Google e CNET

Receba mais sobre Google Maps na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Canal Exclusivo

Relacionados