E isso é só o começo, pode ter certeza. Conforme mais e mais fabricantes adotam o Google Android como plataforma de telefonia móvel, mas o sistema do Google vai avançando sobre o iPhone (iOS). Dados recentes da Nielsen só confirmam isso e ainda pioram a situação para Steve Jobs: no mercado norte-americano – convenhamos que é o mais importante -, o Android já bateu o iOS em número de novas ativações.

Para entender os números da Nielsen, basta estar atento ao período da análise: seis meses, terminados em agosto de 2010. Ou seja, nos mais recentes 6 meses, o instituto de pesquisa conseguiu detectar que o Android ultrapassou o iPhone em número de smartphones vendidos.

Participação dos 3 sistemas de smartphone mais usados (fonte: Nielsen)

A linha azul, representando a Research In Motion (RIM), mostra o quanto o sistema do BlackBerry vem perdendo mercado. De 37% em fevereiro e março desse ano, em agosto a participação era de menos de 10 pontos percentuais: 26%. O iPhone OS, pelo contrário, mostrou queda de 32% em janeiro de 2010 para 25% em agosto. Já o Android, que disparou e passou o iOS já em abril (26% contra 25%), atualmente esbanja 32% de participação de mercado e já domina esse segmento.

É mais do que evidente que o iPhone OS está presente em apenas um produto, disponível em apenas uma operadora, enquanto o Android é pulverizado em vários modelos, fabricantes e operadoras. Tendo isso em mente, ainda é notável a presença do iPhone nos Estados Unidos. E também é notável a tendência de que o Android cresça mais e mais.

É o que a revista Newsweek está chamando de Invasão do Android.

Com informações: New York Times.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados