Xiaomi muda marca e quer se fortalecer no segmento premium

O logo da Xiaomi foi desenvolvido por Kenya Hara, professor da Musashino Art University e presidente do Nippon Design Center

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo logo da Xiaomi (Imagem: divulgação/Xiaomi)
Novo logo da Xiaomi (Imagem: divulgação/Xiaomi)

Aproveitando a leva de lançamentos que aconteceram nesta semana, a Xiaomi também mostrou ao mundo um novo visual para a marca, mudando principalmente o logo da empresa. A firma chinesa cortou as bordas e adotou cantos bem arredondados, mantendo o mesmo nome “Mi” do interior. Um dos objetivos desta alteração é a identificação da companhia com o segmento de maior custo do mercado, em cores preta e prata.

Toda empresa sonha encontrar meios de se identificar em um segmento onde pode cobrar mais caro por seus produtos. A Xiaomi vive em um estereótipo de tudo custar menos, só que alguns de seus produtos já são tão caros quanto a concorrência direta, como acontece com o recente dobrável Mi Mix Fold, que passa facilmente dos R$ 11 mil na conversão direta com a nossa moeda – o Galaxy Z Fold 2 5G, da Samsung, pode ser encontrado no varejo por valores próximos de R$ 12,5 mil.

Seguindo nesse pensamento, junto de uma modernização da própria identidade visual, a Xiaomi resolveu apresentar um novo logo. Ele é basicamente idêntico ao anterior, só que mais arredondado. Imagine que o anterior é um quadrado, então você avança 50% do caminho necessário para um círculo perfeito. É mais ou menos assim que ficou.

A Xiaomi comenta que cortar as bordas e chegar ao novo visual foi um trabalho feito pelo professor da Musashino Art University, Kenya Hara, que também é presidente do Nippon Design Center. “A cor corporativa permanece em laranja para continuar a transmitir a vivacidade e juventude da Xiaomi,” diz a empresa em nota.

Xiaomi testava alterações no logo desde 2017

“Preto e prata também serão utilizados como cores complementares para acomodar linhas de produtos de alta qualidade,” complementa. Hara diz ter utilizado fórmulas matemáticas para desenhar o novo logo, trabalho que estava acontecendo dentro da empresa desde 2017.

Não está claro quais produtos serão os primeiros a carregar a nova identidade visual, já que a empresa conta com muito mais do que apenas celulares, indo para televisores, purificadores de ar, bicicletas e patinetes elétricos, lâmpadas inteligentes, projetores, aspiradores de pó, caixas de som Bluetooth, roteadores, câmeras inteligentes e até mochilas.

De qualquer forma, o site da Xiaomi já está utilizando o novo logo arredondado.

Com informações: Xiaomi.

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados